Jefferson Willian Gohl é aprovado em seleção para doutorado na UnB

A notícia agradou os seus colegas do Colegiado de História da Fafiuv

 
             
 
           O Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) está em ritmo de festa. Os educadores comemoram mais uma conquista para a carreira profissional do professor Jefferson Willian Gohl. O historiador foi aprovado na seleção para o doutorado na Universidade de Brasília (UnB). Os estudos que seguem a linha de pesquisa da História Cultural iniciam em fevereiro deste ano.
            Sua tese terá como tema: Rita Lee Mulher Transnacional ... Representações de Gênero no Pop Rock nos Anos 80. De certa forma, sua pesquisa do doutorado dá continuidade ao que o professor pesquisou no mestrado, também em História, na linha de pesquisa Cultura e Poder, pela Universidade Federal do Paraná (2003).
            O educador explica que a pesquisa tem o objetivo de documentar boa parte da carreira da Rita Lee, porém, sem construir uma biografia. “Pretendo identificar, por meio da cantora, compositora e instrumentista brasileira, qual foi o perfil delineado da mulher na indústria fonográfica dos anos 80. É claro que podemos citar também outras mulheres cantoras em destaque da época como Maria Bethânia, Gal Costa, entre outras, mas escolhi a Rita Lee porque ela possui um viés que destoava, uma aposta nova na indústria de discos, trazendo um novo perfil. Uma mulher mais despojada, consciente dos desejos e do seu lugar na sociedade, ou seja, uma postura mais radical”.
           O educador pretende apurar documentos e noticiários da década de 80 para não deixar lacunas em sua pesquisa acerca da discussão do papel feminino na sociedade da época, abordando esta temática no contexto da música nacional. Para isto, segundo ele, serão necessários estudos, leituras, disciplina e envolvimento com a docência e a pesquisa cientifica. A tese será defendia em 2014. “Estou muito feliz com a aprovação, é uma satisfação pessoal. Agradeço a todos que me apoiam em mais esta empreitada”.
 
Curriculo
            Jefferson possui graduação de licenciatura em História pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2000) e mestrado em História na linha de pesquisa Cultura e Poder, pela Universidade Federal do Paraná (2003). Atuou como colaborador entre 2003 e 2006, em disciplinas de Metodologia de Ensino de História, Antropologia Cultural e Iniciação aos Estudos Históricos. Atualmente é professor efetivo da Fafiuv no curso de Licenciatura em História. Possui experiência na área de Ensino de História, com ênfase em História do Brasil, Contemporânea e Moderna, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologia e Prática do Ensino de História, Antropologia cultural, maçonaria, e aspectos da cultura em sociedades contemporâneas.


 
   
Foto


 
Professor Jefferson Willian Gohl
 
 

 
 
Assessoria de Comunicação

 
Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100