Homenagem à Professora Neli O.M. Sicuro

            O verdadeiro mestre nunca morre, pois ele transcende sua existência por meio da luz da sabedoria que erradia nos seus discípulos! É desta forma que se pode resumir como foi a vida terrena da querida professora Neli de Oliveira Melo Sicuro.
            Nestas breves linhas gostaríamos de evidenciar um pouco da pessoa que foi a professora Neli.
            Sua personalidade altruísta sempre procurou levar às mais diversas pessoas e em especial seus alunos, e amigos, palavras de carinho, conforto, apoio, conhecimento e sabedoria, além de iluminá-las com Johrei e Ikebanas da Academia Sangetsu da Fundação Mokiti Okada na qual foi professora pioneira na região. Ikebana é o estudo filosófico da energia irradiada pelas flores apresentadas em arranjos.
            Por muitos anos e sempre que solicitada, lá estava nossa querida mestra vivificando flores e transformando-as em lindas Ikebanas que muitas vezes eram ofertadas por ela em pedágios das ruas das nossas cidades, ou ainda levadas até os doentes em hospitais. Nos pequenos vasos a inscrição: “Uma flor para um mundo melhor” nos dá a dimensão de como nossa querida professora orientou sua existência entre nós.
            Sua vida foi muito intensa, pois sempre deixou transparecer suas inquietações rumo à resposta a questão: como posso ajudar as pessoas? Algumas respostas são evidentes: sua vida como professora na FAFI e orientadora educacional construindo saberes e pessoas, a fundação da Igreja Messiânica em nossas cidades em parceria com a professora Arlete Bordim, a criação do projeto pioneiro na FAFI voltado para a pessoa idosa, denominado por ela de FATI – Faculdade Aberta da Terceira Idade, a publicação de obras literárias maravilhosas, fato que levou a ocupar uma cadeira na Academia de Letras do Vale do Iguaçu, além de nos apresentar uma arte oriental milenar: o Ikebana.
            Finalizando gostaria de agradecer em nome dos seus alunos a oportunidade de que o Criador nos deu em compartilhar a caminhada humana da professora Neli de Oliveira Melo Sicuro.
            A nossa saudade só é confortada porque o céu está em festa e mais florido com a sua partida querida mestra!
            O nosso carinho, respeito e admiração.
            Professora Ms.  Rosana Beatriz Ansai e seus colegas do colegiado de Pedagogia da FAFI/UV.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100