Professoras de Pedagogia da Fafiuv apresentam projetos para a secretária de educação de União da Vitória


 
O encontro aconteceu na manhã da terça, 9.


 
 
           
            A secretaria de educação de União da Vitória, professora Marli Brugnago, recebeu na manhã da terça, 9, as professoras do Curso de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Esp.
Liris Rosalina Kroni Guerra, Ms. Rosana B. Ansai e Ms. Maria S. Gruner. O encontro teve o objetivo de apresentar projetos para a secretária e fortalecer parceria para entre a Faculdade e o órgão público. Para as professoras da Fafiuv, o encontro foi positivo.
            A professora Rosana explica que a conversa teve o objetivo de articular as ações de estágio do Curso de Pedagogia nas Séries Iniciais e Educação Infantil. Também foram apresentados os projetos do Curso que foram aprovados pelo Programa de Extensão Universitária Universidade sem Fronteiras da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), onde destaca-se o Projeto de Apoio Aos Alunos com Dificuldades de Aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O projeto carrega o objetivo de atender os alunos com dificuldades de aprendizagem das séries iniciais, de 7 a 13 anos de idade. São atendidas pelo projeto cerca de 100 crianças dos municípios de União da Vitória, Cruz Machado e Paula Freitas.
            Também esteve na pauta de discussões o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) que foi recentemente aprovado pelo CAPS MEC, que recebe o nome no curso de Pedagogia da Fafiuv de “Mão Amiga”. Serão fornecidas vinte bolsas de estudos para acadêmicos do curso e três para professores.
            Ainda, a professora Líris firmou convênio com a secretária para continuar o projeto intitulado Formação Continuada dos Professores Municipais de União da Vitória: Grupos de Estudos. Líris é professora de estágio para os acadêmicos do 4º ano.
            A professora Maria Sidney, ela que é coordenadora de cursos do Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviços (Ieps), apresentou os cursos disponíveis à secretária Marli para que se firmem parcerias.
            Ao final, a secretária de educação solicitou o auxílio de estagiárias do Curso de Pedagogia para atuarem nas 24 escolas da rede municipal e nos 12 Centros Municipais de Educação (CEMEIs) de União da Vitória. Ela explicou que os alunos seriam contemplados com a presença das acadêmicas.
            Marli informou ainda que o plano municipal de educação já está pronto e, firmou a parceria com a Fafiuv. Ainda, reiterou o desejo da secretaria de educação que é o de montar o conselho com membros especializados na área para que o município avance na formação de seus cidadãos.


           
 
Foto


Professoras: Ms. Rosana B. Ansai e Ms. Maria S. Gruner


Professora Esp. Liris Rosalina Kroni Guerra


 
 
 

 
Assessoria de Comunicação  
Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100