Professora de Matemática da Fafiuv é aprovada em seleção para doutorado


 
A notícia teve dupla comemoração para a professora Michele R. D. Veronez. Ela foi aprovada na seleção da Unesp - Campus de Rio Claro e na UEL


 
 
            A virada do ano de 2009 para 2010 foi repleta de comemorações para a professora do Colegiado de Matemática da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Michele R. D. Veronez. Também pudera. A professora foi aprovada na seleção para doutorado em duas universidades: Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Rio Claro e na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os estudos que seguem a linha de pesquisa da Modelagem Matemática: Pensamento Reflexivo do Conhecimento em Matemática iniciam em março. 
            A professora afirma que o momento é de comemoração.  Com um sorriso de orelha a orelha, a mestra admite que os resultados são reflexo de muito estudo, leituras, disciplina e envolvimento com a docência e a pesquisa cientifica. “Estou muito feliz por ser aprovada nas duas melhores Instituições de Ensino dentro da linha de pesquisa a qual eu sigo”.
 
UEL
Será na UEL que a professora Michele irá dedicar seus estudos. A docente explica que a escolha se justiça pelo fato da Universidade estar localizada no Paraná, facilitando assim o seu deslocamento. Além disso, existe um órgão de fomento que chama-se Fundação Araucária que auxilia as pesquisas desenvolvidas em território paranaense.
 
Conferência Internacional
 
            Os estudos que seguem a linha de pesquisa da Modelagem Matemática tiveram inicio em 1999, durante a defesa de mestrado da professora Michele. A partir daí, a professora não parou mais. Prova disso, foi que a educadora representou a Fafiuv no evento International Community of Teachers of Mathematical Modelling and Applications (ICTMA), que na tradução significa Comunidade Internacional de Professores de Modelagem Matemática e Aplicações.
A conferência em sua 14ª edição aconteceu entre os dias 27 a 31 de julho, na Universidade de Hamburgo na Alemanha. A ICTMA organizou Conferências Internacionais bianuais voltadas para a promoção de Aplicações e Modelagem em todas as áreas da Educação Matemática.
            Participaram convidados especialistas na área, bem como jovens pesquisadores interessados em pesquisa sobre o ensino de aplicações e modelação em todas as áreas da educação matemática, bem como faculdades e universidades. No total participaram 160 especialistas representantes dos continentes, sendo seis deles brasileiros e destes três representaram o Paraná.
 
Uma mulher determinada
 
            A professora Michele é assim: uma mulher determinada em tudo o que faz. O sorriso singelo reforça a humildade comum de uma educadora que não perde a oportunidade de aprender e ensinar. Além disso, está sempre disposta e envolvida com vários desafios. Prova disto, foi o envolvimento com o seu projeto de pesquisa na área de Modelagem Matemática desenvolvido durante o regime do Tempo Integral e Dedicação Exclusiva (Tide) na Instituição. O envolvimento e a dedicação com o projeto resultaram no convite para apreciação do projeto em fevereiro deste ano para ser encaminhado para a ICTMA.
 
Paranaenses em Hamburgo
 
            Três paranaenses viajaram para a Conferência em Hamburgo. O evento contou com a presença de educadores representantes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) de União da Vitória, representada pela professora Michele. Para esta participação a mestra contou com o apoio da direção da Fafiuv e Fundação Araucária.
 
Agradecimentos
 
            A professora Michele agradece à direção da Fafiuv e todas aquelas pessoas que estiveram ao seu lado apoiando-a, seja através de um olhar, aperto de mão, um abraço e palavras de otimismo e confiança.


 
 
Foto


Professora do Colegiado de Matemática da Fafiuv Michele R. D. Veronez


 
 
  
 
Assessoria de Comunicação  


Coordenadora: Ana Paula Such  

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100