Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu


 
Coordenado pelo Colegiado de Letras da Fafiuv, o objetivo principal do projeto é o de resgatar as manifestações poéticas produzidas na região


 
 
            A paixão pela literatura é o que move esta equipe de trabalho. Dedicação, aprendizado, livros nas mãos e pesquisa cientifica são o seu carro chefe. Estamos falando dos pesquisadores do Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Desta vez, estes pesquisadores nos presenteiam com uma novidade que envolve a poesia. Desde 2009, a equipe esta focada no projeto intitulado Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu. O projeto conta com o apoio da direção da Fafiuv e do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
 
Resgate literário
             Os coordenadores do projeto professor Ddo. Caio Ricardo Bona Moreira, professor Esp. Josoel Kovalski e professora Ms. Bernardete Ryba explicam que a idéia é a de resgatar as manifestações poéticas produzidas na região do Vale do Iguaçu. Para os pesquisadores, a memória é um elemento essencial do que se costuma chamar de identidade, individual ou coletiva.
            Os professores parafraseiam Jacques Le Goff, em Histórias e Memória, que afirmamque a memória alimenta e procura salvar o passado para servir ao presente e ao futuro. Neste sentido, a equipe pretende trabalhar de forma que a memória sirva para a construção de um saber mais consciente e disseminador em relação às práticas sociais. Ainda, este resgate literário tem um papel fundamental na conservação, bem como na produção de conhecimentos que se constituem como preciosos bens culturais e simbólicos de uma comunidade.
 
Atividades
            O projeto que teve inicio em 2009 apresenta previsão para término das atividades em dezembro deste ano. Até lá, a equipe de pesquisadores segue um cronograma, assim dividido:
- Levantamento bibliográfico dos poetas locais; Produção de um roteiro para um vídeo-documentário sobre poesia regional; elaboração do documentário; Montagem de oficinas poéticas tendo como tema a vida e obra dos poetas da região. As oficinas serão desenvolvidas pelos acadêmicos com a orientação dos professores da Fafiuv envolvidos no projeto e serão aplicadas em escolas de União da Vitória e Cruz Machado para as turmas de 8ª séries; Projeção do documentário nas escolas e na comunidade; Elaboração da II Antologia do Vale do Iguaçu, que dará seqüência a primeira, organizada em 1976 pelos professores Francisco Filipak, Nelson Sicuro e Fahena Porto Horbatiuk, do Colegiado de Letras da Fafiuv.
 
Tarde de sexta-feira
            Basta alguns minutos ao lado desta equipe de pesquisadores para perceber tamanha dedicação para com a pesquisa cientifica. Todas as sextas-feiras, a equipe se reúne no período da tarde, para discutir o Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu e, ainda apreciar literatura e poesia. O que se percebe desta turma é que a paixão pela literatura os tornou graduados pela faculdade da vida. Só isso não basta. Apaixonados pela arte, nas horas livres não dispensam um bom livro.


 
Equipe de Trabalho  
Coordenadores:
Professora Ms. Bernardete Ryba
Professor Ddo. Caio Ricardo Bona Moreira
Professor Esp. Josoel Kovalski
Colaboradores:
Professor Ddo. Aurélio Bona
Professora Ms. Fahena Porto Horbatiuk
Pesquisadores bolsistas:
Acadêmica recém formada:
Karine Bueno Costa
Acadêmicas:
 Anne Schulz
Fabiana Meneguel
Jaqueline Naizer
Juliana Santana
Simone Kovalczuk
 
 
Fotos


Equipe de trabalho do Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu


Professor Ddo. Caio Ricardo Bona Moreira juntamente com a equipe de trabalho


Pesquisadores do projeto





Colaborado do projeto, professora Ms. Fahena Porto Horbatiuk


Logo do projeto – autor Roberto Bona
 
 
 

 
Assessoria de Comunicação
 
Coordenadora: Ana Paula Such
 

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100