Cemei de União da Vitória leva o nome da Professora Eneida Fagundes da Silva


 
A professora que lecionou na Fafiuv dedicou sua vida para a educação local


 
           
            A secretária geral da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), professora Elisabete de Fátima Empinotti, representou a Instituição durante a inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Eneida Fagundes da Silva, localizado no bairro Panorama, Distrito de São Cristóvão, em União da Vitória. A inauguração que reuniu autoridades locais, familiares da homenageada, representantes da Fafiuv e do Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv) e moradores, aconteceu às 18h da sexta-feira, 26.
           O vereador Altamir Moreira de Castilho foi o mediador da escolha do nome da homenageada do Cemei. Para o vereador, a professora Eneida foi uma das maiores professoras que União da Vitória já teve.
           O Cemei atende hoje cerca de 130 crianças. A obra que conta com uma área total de 384,90 metros quadrados foi construída com recursos próprios do município. O valor é de R$ 250 mil.
 
Homenagens
           A diretora do Cemei, Neuza Sommer de Souza, parafraseou as palavras do padre Antônio Vieira para agradecer o empenho e dedicação para com a Educação Infantil: “Para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”.
           A secretária de educação, professora Marli Brugnago agradeceu a todos que contribuíram para a melhoria da educação no município, principalmente a atenção e o carinho que o que o prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (Juco) tem com este setor. A educação, a geração de empregos e a saúde pública são prioridades na gestão do prefeito Juco.
 
 
Palavras para alguém especial
            A secretária geral da Fafiuv, professora Elisabete de Fátima Empinotti, discursou com o coração. Com olhos ‘ora aguados’ pela emoção, a secretária lembrou que além de colegas de trabalho, Eneida e ela foram muito amigas. Uma amizade partilhada de inúmeros sorrisos e comprometimento. A professora relembrou momentos que ficarão eternizados. A professora Elisabete fez questão ainda de fazer a leitura de um texto escrito pela Professora de Pedagogia da Fafiuv, Ana Maria Albuquerque, que também partilhou de bons momentos ao lado da Eneida.
Eneida filha,
Eneida irmã,
Eneida mulher,
Eneida esposa,
Eneida mãe e sogra,
Eneida avó,
Eneida amiga,
Eneida colega,
Eneida professora,
Eneida profissional,
Eneida Artista,
Eneida voluntária,
Eneida filantropa.
            Eneida foi um ser humano excepcional. Em todos os momentos da sua vida, curta demais, para todos aqueles que a conheceram e a admiravam, ela deu o melhor de si para atingir os nobres objetivos a que se propôs ... “.
 
Professora Eneida
            Eneida Fagundes da Silva nasceu na cidade de Porto União, no dia 15 de dezembro de 1934. Ela é filha de João Maria Fagundes e Elvira Bettega Fagundes. No dia 8 de dezembro de 1951, Eneida casou-se com Pedro Firmo da Silva, já falecido, com quem teve quatro filhos Pedro Luiz, Rita de Cássia, Fernando José e João Augusto que lhe deram sete netos: Rodrigo, Thaís, Renata, Beatriz, Eduardo, Paulo e Miguel.
Trabalhou como Oficial Maior no 2º Tabelionato de Notas de União da Vitória. Eneida se formou em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória – (Fafi), hoje Fafiuv.
           Em 1669 já casada e mãe de 4 filhos, Eneida iniciou sua jornada no magistério na cidade de Chopinzinho, Estado do Paraná, onde ficou por alguns anos. Depois retornou a União da Vitória e foi professora em vários colégios da cidade, entre eles o tradicional Colégio Túlio de França, onde participou da organização dos festivais de Corais e Escola de Aplicação José de Anchieta.
           Formou-se em Matemática, em julho de 1977, pela hoje Universidade do Contestado em Mafra, Estado de Santa Catarina. Fez Pós Graduação na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, Capital do Estado de Minas Gerais.
           Em março de 1977, Eneida foi convidada a lecionar como professora Universitária na Fundação Faculdade Municipal de Administração e Ciências Econômicas (Face), hoje Uniuv, nas disciplinas de Matemática, Matemática Financeira e Estatística, sendo por um bom tempo, juntamente com a professora Ivone Bogut, as únicas professoras, pois a maioria da congregação era formada por homens, aposentando-se em dezembro de 2001.
           Ingressou no ano de 1984, como professora Universitária na Fafiuv lecionando as disciplinas de Matemática, Cálculo e Estatística, além de exercer a Chefia do Departamento de Matemática da Instituição, onde se aposentou em 02 de maio de 2006.
           Trabalhou durante oito anos no Núcleo Regional de Educação de União da Vitória, onde ministrou inúmeros cursos de capacitação para professores Municipais de 1º e 2º graus.
Eneida foi fundadora e supervisora em 1996 do Colégio Técnico (Coltec), Escola de Ensino Médio e Técnico em informática de União da Vitória.
            Apresentou-se no Magistério Superior e ainda continuou lecionando, como professora voluntária e convidada na Fafiuv, sempre fez em trabalho solidário, ministrando aulas particulares, gratuitamente, a quem desejasse fazer concurso, pelo prazer de servir a comunidade, dizia sentir-se feliz por ter dedicado sua vida ao magistério.
           Participou ainda do Programa do Governo Federal “Alfabetização Solidária”, ministrando aulas no Estado do Piauí. Trabalhou como voluntária junto a Apae de União da Vitória, junto ao Hospital São Braz, colaborando com o Dia do Anjo.
           Faleceu em data de 5 de abril de 2008, nesta cidade, aos 74 anos de idade.


 
 
 
Fotos


Secretária geral da Fafiuv, professora Elisabete de Fátima Empinotti juntamente com os familiares da professora Eneida e autoridades


Público presente no evento


Apresentação das crianças do Cemei


Diretora do Cemei, Neuza Sommer de Souza


Secretária de educação, professora Marli Brugnago


Vereador Altamir Moreira de Castilho


Secretária geral da Fafiuv, professora Elisabete de Fátima Empinotti


Prefeito de União da Vitória, Carlos Alberto Jung (Juco)


Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Professora Eneida Fagundes da Silva
 



 
 
 
 
Assessoria de Comunicação
 
Coordenadora: Ana Paula Such  
 

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100