Colegiado de Pedagogia da Fafiuv fará um recorte da educação das décadas de 50 e 70 do Vale do Iguaçu


 
A intenção é manter viva e ampliar o conhecimento da história da educação eternizadas nas páginas dos livros. Para isso, foi criado o Núcleo de Catalogação de Documentos Histórico-Educacionais (Nucathe)


           
           A intenção de manter viva e ampliar o conhecimento da história da educação das décadas de 50 e 70 do Vale do Iguaçu, agora, é uma realidade para as professoras e acadêmicas do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Pois, desde o dia 22 de abril do ano passado, foi criado o Núcleo de Catalogação de Documentos Histórico-Educacionais (Nucathe). Aficionadas pela história da educação e apaixonadas pela arte de ensinar, as estudiosas da educação não esperam o tempo passar.  Pelo contrário. O que elas querem é eternizar a história do ensino local.  
           O Nucathe tem por finalidade catalogar documentos e obras relevantes para a História da Educação até a década de 70, e em seguida, também abrigar material significativo para pesquisas na área. “O objetivo é ampliar o conhecimento histórico-educacional através do desenvolvimento da pesquisa histórico-regional, resgatá-la e mantê-la viva”, afirma uma das coordenadoras do projeto, professora de Pedagogia Ms. Márcia Stentzler.    
           A atividade tem como proposta firmar ações conjuntas entre o grupo de União da Vitória e a Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), abrangendo várias áreas do conhecimento, bem como, em nível dos arquivos pesquisados, dar suporte à instituição para o registro da memória organizacional, verificação dos documentos, trato das informações, avaliação do que poderá ou não ser digitalizado.
           No Paraná, a pesquisa é realizada nos núcleos de Ponta Grossa, Maringá, Palmas, Curitiba e agora em União da Vitória, abrangendo a Região Sul do Paraná e Norte de Santa Catarina.   
 
Equipe
           A equipe é formada pelas professoras de Pedagogia Ms. Márcia Stentzler, Ms. Roseli B. Klein e Ms. Valéria Schena, ainda o professor Esp. Ivanildo Sachinski, com atuação em São Mateus do Sul e acadêmicos da Instituição. O Nucathe também conta com o apoio e atuação da vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Tretim Gaspari.
   
Investigação e memória
            A equipe de trabalho tem sede de investigação. A ansiedade é grande para folhear livros e mais livros; além de documentos históricos. Para as professoras, trata-se de um exercício de revitalizar o processo da memória e de saber o que se tem sobre a educação em nossa cidade e onde este material se encontra. As acadêmicas no ano passado também contaram com noções sobre a paleografia que é o estudo das escritas antigas para decifrar em especial as datas. Pois não se pode distorcer nenhum dado; além de manter determinadas informações sob sigilo.
 
Em 2010
            Os trabalhos do Nucathe iniciaram em fevereiro deste ano a todo o vapor. Segundo a professora Márcia, a equipe se reúne duas vezes por semana, no período da manhã, para discutir sobre o projeto e aprimorá-lo. Para este mês, a equipe visitará o acervo do Colégio Estadual Túlio de França e Astolpho Macedo de Souza de União da Vitória. “O Nucathe carrega o propósito da necessidade da preservação desses materiais históricos. Em um primeiro momento nos vamos até o local, analisamos o material e fazemos um inventário. O objetivo não é tirar o material do local, mas sim saber onde eles se encontram. Em um segundo momento pretendemos digitalizar todo o material”, explica a professora Márcia.
 
Documentos
           As pessoas que possuírem um acervo particular podem entrar em contato com o Colegiado de Pedagogia pelo telefone da Instituição que é o 3521–9100. Os materiais catalogados que interessam a equipe de trabalho do Nucathe são cadernos escolares, atas, jornais escolares, cartilhas antigas, diários escolares e livros didáticos.

 

 
Foto


Da esquerda para a direita: Professoras de Pedagogia Ms. Valéria Schena, Ms. Roseli B. Klein e Ms. Márcia Stentzler


 
 
 
Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100