Professor Everton Grein participa da Semana de Estudos do Medievo Oriental


 
A atividade aconteceu entre os dias 22 e 26 de fevereiro na Universidade de Buenos Aires


 
 
            A convite do Dr. Ariel Omar Guiance, diretor do Departamento de Investigaciones Medievales (DIMED), que é um órgão ligado ao Instituto Multidisciplinario de Historia y Ciencias Humanas (IMHICIHU) vinculado ao Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas da Argentina (CONICET) do governo da Argentina, o professor dos Cursos de História e Filosofia, Ms. Everton Grein representou a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) durante a Semana de Estudos do Medievo Oriental. A atividade aconteceu entre os dias 22 e 26 de março na Universidade de Buenos Aires (UBA).
            O professor Everton apresentou, no dia 25, o trabalho intitulado Isidoro de Sevilla y los fundamentos de la Realeza Cristiana en la Hispania en época Visigoda (siglo VII), que fala sobre a história da Espanha Medieval. O trabalho é um recorte para a sua pesquisa de doutorado, que, segundo o professor, esta em fase de desenvolvimento.
 
Aprendizado e mais aprendizado
            Durante a sua estada em Buenos Aires, na Argentina, o que não faltou para o professor da Fafiuv foi aprendizado atrás de aprendizado. Além de conhecer os pontos turísticos do país, o professor aproveitou o tempo para visitar a estrutura física da UBA e trocar experiências profissionais com o corpo docente da Universidade, também conheceu a biblioteca "particular" do Dr. Cláudio Sánchez Albornoz, ainda compartilhou estudos com a equipe de trabalho do DIMED e visitou os arquivos do Instituto de Historia de España da UBA, sendo este, o lugar em que o professor Everton dedicou maior parte do tempo para os estudos e para apreciar o acervo bibliográfico sobre o seu país de estudo: a Espanha.
 
Estudioso sobre a Espanha
            Uma aula de conhecimentos sobre a Espanha tem lugar certo na Fafiuv. Basta deslocar-se até os Colegiados de História e Filosofia da Instituição e conversar com o professor Everton. A cada palavra é nítido os conhecimentos e a fascinação pelos estudos do País. O professor afirma que os interesses pelos estudos sobre a Espanha tiveram início na sua graduação. Em seguida, tornou-se o tema central da sua tese de mestrado. Agora, centrando esforços e dedicação para o doutorado, eis que o País volta com força total para o projeto do professor Everton.
 
Bagagem
            O professor Everton trouxe na bagagem de volta para União da Vitória, além de muito aprendizado, inúmeros livros sobre a história da Espanha para serem disponibilizados para consulta na Biblioteca da Instituição.
 
Agradecimento
            O professor Everton fez questão de agradecer seus colaboradores para a viagem a Buenos Aires. Ele cita o diretor da Instituição, Bel Valderlei Garcia Sanches, coordenador do Curso de Filosofia, Ddo. Aurélio Bona, coordenador do Curso de História, Dr. André Bueno, além dos colegas de trabalho, familiares e amigos que o incentivaram e acreditaram no seu trabalho de pesquisa.
  
 


Fotos


Professor Everton em visita na biblioteca "particular" do Dr. Cláudio Sánchez Albornoz


Professor Everton juntamente com a sua esposa Lena e o diretor do DIMED, Dr. Ariel Omar Guiance


Professor Everton nos arquivos do Instituto de Historia de España da UBA
 
 
 


Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100