Uma noite para marcar História


Fafiuv festeja 50 anos

 
           “Emoção” foi a palavra escolhida pelo diretor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Bel. Valderlei Garcia Sanches, para definir as comemorações alusivas ao cinqüentenário da instituição. As pessoas foram chegando, aos poucos, para, pouco antes das 20h da noite de segunda-feira,29, testemunharem uma festa de gala. “Emoção, orgulho e muita alegria de estar presente aqui”, disse a vice-diretora, Leni Trentim Gaspari, formada em História na Fafiuv no ano de 1974.
           Quando abriram-se as cortinas do Cine Teatro Luz  lá estavam sentados todos os professores e funcionários da Instituição e a mesa autoridades já composta aguardando o inicio da solenidade. Todos marcando sua presença especial para comemorar o cinquentenário da mais antiga faculdade do interior do Paraná.
           A faculdade não é apenas paranaense, pois, também atende todo o planalto norte catarinense. Representando a cidade vizinha e co-irmã catarinense, Porto União, o prefeito Renato Stasiak, orgulha-se em falar que quase 100% dos professores de sua cidade são formados na Fafiuv. “A Fafiuv é uma fábrica de profissionais de educação”, afirma. Desde sua fundação a instituição atende várias cidades de Santa Catarina, especialmente do norte do Estado. No Paraná serve aos alunos das cidades de todo o Sul e Centro-Sul paranaense.
           Segundo o historiador e ex-diretor, Dr. Eloy Tonon, os fundadores foram até o Rio de Janeiro, na época sede do Ministério da Educação, no final da década de 1950 buscar apoio para estruturar uma faculdade no interior do Paraná. “Parabéns a todos os fundadores, sem vocês não teríamos a instituição que temos hoje”, discursou. Logo depois, no dia 28 de março de 1960 foi ministrada a aula inaugural da Fafiuv, pelo professor José Loureiro Fernandes da Universidade Federal do Paraná, em sessão solene no salão nobre da Escola Normal Secundária Professora Amazilia. Foram homenageados os fundadores vivos e feita uma homenagem póstuma aos que já partiram do convívio terreno e repousam na memória e na história da Instituição.
            Nessa noite de gala foram homenageados os ex-diretores, ex-professores, ex-funcionários, professores e funcionários que atuam na entidade. Professora Leni fez uma referência especial a “família Fafiuv 2010” , assim intitulados o corpo docente e os funcionários atuais da instituição. Segundo ela, a família Fafi que é como um feixe de varas que juntos são força no ensino universitário.
           O gerente dos Correios da Regional de Ponta Grossa, Paulo César Rodrigues, presente na cerimônia, fez o lançamento de um selo comemorativo do cinquentenário da Fafiuv. “Valorizamos acontecimentos históricos e culturais que divulgam o nosso povo e é um prazer para nossa empresa pública, os Correios, participar dessa história”, discursou Rodrigues. Junto do diretor Valderlei fizeram o lançamento oficial do selo comemorativo de 50 anos.
           O evento contou ainda com a presença do Deputado Federal Airton Bernado Roveda, da Secretária Municipal de Educação de União da Vitória, Marli Brugnago – representando o prefeito de União da Vitória –, o Reitor da Uniuv, Jairo Vicente Clivatti e o bispo diocesano de União da Vitória, dom João Bosco. Roveda lembrou que se formou na Fafiuv em 1987. Depois foi prefeito entre 1993 e 1996 e, segundo ele, na época, sonhou com uma cidade universitária em União da Vitória e está feliz com a festa da instituição e por seu ensejo ter se concretizado. “Fico muito contente por atuar como Deputado Federal e auxiliar essa cidade tão querida”, acrescentou.
           Encerrando a solenidade, o diretor Valderlei afirmou: “Quero agradecer a todos os presentes” e acrescentando ainda disse: “Sinto enorme orgulho em estar diretor nessa comemoração dos 50 anos da Fafiuv”, finalizou.
 
Missão
            De acordo com o diretor, a missão da Fafiuv é desenvolver e difundir o conhecimento a partir de princípios éticos e, promover a formação integral e permanente dos cidadãos e profissionais comprometidos com a vida e com o progresso da sociedade.
 
 Instalação
           A Fafiuv é a primeira Faculdade de Educação do interior do Estado do Paraná.  Nos primórdios da Instituição, destaque especial merece o Dr. Luiz Wolski que, com muita determinação enfrentou toda a sorte de obstáculos durante os dois anos que separaram a sua nomeação para o cargo de diretor -25/02/57 e a instalação da Instituição em – 02/05/59. No dia 9 de fevereiro de 1959, na secretaria da sede social do Clube Apolo, em União da Vitória, com as presenças dos professores Eduardo Francisco Machado, Superintendente do Ensino Secundário, Comercial e Superior da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná, Antonio Santa Rosa, professores e demais pessoas interessadas, realizou-se uma reunião para tratar da instalação e funcionamento da Fafi. Em 19 de janeiro de 1960 foi publicado o decreto nº 47.666 que levou a assinatura do Presidente da República Sr. Juscelino Kubitchek de Oliveira e Clovis Salgado, então Ministro da Educação, concedendo autorização para o funcionamento dos dois cursos – História e Pedagogia.
 
Primeira Aula Inaugural
            No dia 28 de março de 1960, em sessão solene no Salão Nobre da Escola Normal Secundária Professora Amazilia realizou-se a primeira aula inaugural, proferida pelo Dr. José Loureiro Fernandes, educador de Antropologia da UFPRNo mesmo dia, era lançada a pedra fundamental do prédio da Faculdade, cujo cerimonial está registrado na Ata de 28 de março de 1960.  O primeiro local onde funcionou a Fafi foi o Colégio Estadual Túlio de França, situado na Avenida Manoel Ribas.
 
Fafiuv hoje
            Atualmente a Fafiuv oferece nove cursos de graduação: Pedagogia, História, Geografia, Letras Português / Inglês, Letras Português / Espanhol, Matemática, Química, Biologia e Filosofia. A pesquisa, juntamente com o ensino e a extensão, formam o tripé que sustenta e confere dinamicidade à Instituição. A Instituição conta, em 2010, com 1548 acadêmicos, 75 docentes e 51 funcionários. Além disso, a Fafiuv promove desde 1986, cursos de pós-graduação Lato Sensu. A pesquisa, juntamente com o ensino e a extensão, formam o tripé que sustenta e confere dinamicidade à Instituição.
 
Profissionais
           A Fafiuv já formou ao longo dos seus 50 anos mais de sete mil profissionais da área da educação com excelência, primando pelo conhecimento e qualidade dos futuros docentes.
 
     
 
BOX
Diretores da Faculdade
1960 – 1963 – Luiz Wolski
1963 – 1968 – João Hort
1968-1972 – Francisco Filipak
1972-1974 – Aniz Domingos
1974-1975 – Ivette Mazalli
1975-1976 – Mario Riesemberg – Ivette Mazalli
1977-1979 - Ivette Mazalli
1979-1983 – Almir Rosa – Valdir Vieira
1983-1987 – Nelson A. Sicuro – Cícero Lauriano Leme Filho
1987-1991 - Cícero Lauriano Leme Filho – Delci A. Hausen Christ
1991-1995 - Delci A. Hausen Christ – Eloy Tonon
1995-2000 – Almir Rosa – Joaquim Osório Ribas
2000-2004 – Eloy Tonon – Paulo Sérgio Meira Rocha
2004- 2008 - Eloy Tonon – Leni Tretin Gaspari
2009-2013 – Valderlei Garcia Sanches - Leni Tretin Gaspari
 


 
Fotos


Vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Tretim Gaspari, Deputado Airton Bernardo Roveda e o Diretor, Bel. Valderlei Garcia Sanches


Vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Tretim Gaspari e o Bel. Valderlei Garcia Sanches


Autoridades


Público presente


Cerimonial


 
 
 
 

 
Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Sidney Muran e Wannessa Stenzel 

 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100