Capacitação de Professores de Ciências e Química do Ensino Básico para o Desenvolvimento de Atividades Motivadoras do Aprendizado

No sábado 13 de março de 2010 ocorreu a primeira reunião do curso de capacitação de professores de ciências e de química da rede pública de ensino, que lecionam no ensino médio e fundamental (anos finais), vinculados ao Núcleo Regional de Ensino de União da Vitória. No curso estiveram presentes 31 participantes representantes de nove municípios diferentes.Este curso faz parte do projeto “Capacitação de Professores de Ciências e Química do Ensino Básico para o Desenvolvimento de Atividades Motivadoras do Aprendizado” e está incluso no Sub-programa de apoio a Licenciatura do Univresidade Sem Fronteiras, com financiamento da USF/SETI. Este projeto entrou em vigor em dezembro de 2009 e tem como equipe os Coordenadores: Profª. Drª. Sandra Regina de Moraes; Prof. Dr. José Roberto C. da Rocha; Prof. Esp. Marcelo Rodrigo F. Echterhoff. Sob supervisão estão a Bolsista Recém-formada: Sandra Mara Zimmermann e os Bolsistas graduandos: Carla Celina Moskviak; Glaúcio Regis NagurniaK, Jessica Sloboda; Juliane Wrubliski Kuzcera; Pricila Maia.
Os objetivos geral e especifíco do projeto são:

- Capacitar professores da disciplina de ciências do ensino fundamental (anos finais) e de química do ensino médio a desenvolverem atividades motivadoras para o aprendizado;

- Envolver e capacitar os acadêmicos da FAFIUV no desenvolvimento de atividades motivadoras do aprendizado;

- Facilitar o entendimento e o aprendizado dos conteúdos programáticos de ciências e química, utilizando atividades motivadoras do aprendizado; adicionalmente,

- Rever conceitos químicos que os professores do ensino básico tenham dúvidas.

Nesta reunião as atividades desenvolvidas foram divididas em quatro etapas:
A primeira etapa foi uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. José Roberto Caetano da Rocha sobre “Atividades Motivadoras e o Ensino Obrigatório de Química”, na qual foram abordadostemas como a obrigatoriedade do Ensino Básico, a luz da legislação vigente no país e a necessidade do desenvolvimento de atividades motivadoras do aprendizado, cpnsiderando o desenvolvimento cognitivo dos alunos nesta faixa etária.
A segunda etapa, consistiu de uma aula sobre “Leis Ponderais e Cálculos Estequiométricos”, tema este, de forte importância para o entendimento de vários conteúdos químicos. Nesta aula discutiu-se a lei de Lavoisier, lei de Proust e Balanceamento de equações químicas. Em conjunto, também foram realizados dois experimentos demonstrativos de fácil aplicabilidade em sala de aula englobando a teroria dada na aula.
A terceira etapa, englobou uma atividade de interpretação de texto, na qual cada grupo de professores/alunos (de três a quatros) leram um texto específico e identificaram cinco palavras-chaves ou argumentos-chaves descritos no texto. Cada grupo, então, descreveu as palavras-chaves na lousa e compartilhou o relataram o entendimento do texto aos outros grupos. Como conclusão e encerramento da atividade, os membros dos grupos observaram que descritos nos textos existia uma palavra comum, a palavra “Petróleo”, mas que o diferentes enfoques os textos apresentavam. Assim, a partir deste argumento motivador podia-se introduzir conceitos de Química Orgânica aos alunos em sala de aula.
Na última etapa, aplicou-se a atividade lúdica “Compreendendo Modelos”. Cada grupo de professores/alunos recebeu três recipientes de tamanhos diferentes. Nestes recipientes continham objetos diferentes que os participantes deveriam indentificar o que eram e também, como conseguiram chegar as conclusões para a identificação. Para tal, objetos diferentes podiam ser usados para comparações. As informações declaradas pelos grupo foram indicadas na lousa e no final discutiu-se sobre as semelhanças e diferenças das informações, utilizando os conceitos prévios dos participantes. Por fim, relacionou-se, as declarações de cada grupo como se fossem conceitos prévios dos alunos, com deles os participantes do curso e demonstrou-se que o aprendizado só acontece quando estes conceitos prévios são modificados.

 

 

Programa: Universidade Sem Fronteiras   –  Sub-programa: Apoio as Licenciaturas

Coordenadores: Profª. Drª. Sandra Regina de Moraes; Prof. Dr. José Roberto C. da Rocha; Prof. Esp. Marcelo Rodrigo F. Echterhoff

Bolsista Recém-formada: Sandra Mara Zimmermann

Bolsistas graduandos: Carla Celina Moskviak; Glaúcio Regis NagurniaK, Jessica Sloboda; Juliane Wrubliski Kuzcera; Pricila Maia;

A equipe do projeto agradece a SETI pelo auxílio financeiro e aos colaboradores (Secretaria de Estado da Educação (SEED) e Núcleo Regional de Ensino de União da Vitória)

 

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