Coral Universitário da Fafiuv


 
O coro misto de vozes aveludadas da Fafiuv iniciou os ensaios de 2010. Os ensaios são realizados aos sábados, a partir das 14h, na própria Instituição.  


 
            As vozes aveludadas da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) ecoam pelos corredores e atraem os apreciadores da boa música. Estamos falando do Coral Universitário da Fafiuv. Foi pensando em trabalhar a linguagem musical como suporte didático-pedagógico que o professor de Geografia da Fafiuv, Marcos Antonio Correia, transportou sua paixão pela música para a elaboração em 2001 do projeto de criação de um coral universitário da Instituição.  Para tanto, de 2001 para cá, o professor Marcos ficou conhecido como o regente do Coral Universitário da Instituição.   
            Licenciado pela Ordem dos Músicos do Brasil e com um currículo arraigado de atividades voltadas na área musical, o professor Marcos ganhou aliados, ou melhor, contou com o apoio de músicos e apreciadores. “O Coral Universitário tem caráter pedagógico – artístico - cultural. A intenção é a de preparar o acadêmico de licenciatura para um trabalho vocal; além de desenvolver a parte artística. A ideia é unir as vozes dos acadêmicos e professores e envolver a comunidade com belas canções”, afirma o regente.
            A cada início de ano o Coral Universitário recebe cerca de 50 inscrições para integrá-lo. O grupo, hoje, é formado por 30 componentes, entre acadêmicos, professores e funcionários.
 
Ensaios
            Os ensaios são realizados aos sábados, a partir das 14h, e sem horário definido para terminar. Pois, segundo o professor Marcos, a empolgação dos músicos é tanta que o repertório, composto por ritmos variados, é ensaiado mais de uma vez.
 
  Convites é o que não faltam
         A agenda do Coral Universitário Fafi demonstra o potencial artístico de seus componentes. Prova disto são os convites para apresentações. O Coral tornou-se conhecido nas cidades do Sul do Paraná e Planalto Norte Catarinense devido as suas brilhantes apresentações.
 
50 anos da Fafiuv
            Para marcar os 50 anos de história da Fafiuv, o Coral Universitário encantou a platéia presente no Cine Teatro Luz, no dia 29 de março, às 19h30, durante a solenidade festiva que comemorou as Bodas de Ouro da Instituição. O Coral Universitário uniu vozes para a apresentação do Hino da Fafiuv, sendo esta a primeira apresentação em 2010. Aplausos não faltaram para os músicos.
 
Novidade
            O professor Marcos compartilha uma novidade com os apreciadores da música. Neste ano, o Coral Universitário da Fafiuv estende as suas atividades para a comunidade local por meio do projeto A música na escola: uma possibilidade didático-pedagógica de inclusão social. A intenção do projeto é atender cerca de 20 escolas públicas nos municípios de União da Vitória, Porto Vitória e Paula Freitas.
 
 
Serviço: Informações sobre o Coral Universitário Fafiuv podem ser obtidas na Instituição com o seu regente Marcos Antonio Correia, na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521 – 9100.


 
 
Fotos


Coral Universitário da Fafiuv



Material disponibilizado pelo professor Marcos com as fotos dos ensaios do dia 13 de março de 2010
 


 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100