Digitalização Documental: Constituição do acervo da Câmara Municipal de União da Vitória


 
Por: Carlos Almir Matias


 
            O Colegiado de História da FAFIUV em parceria com a Câmara Municipal de União da Vitória está desenvolvendo um trabalho de digitalização das Atas das Sessões da Câmara do período de 1890 a 2000 e construindo instrumentos de pesquisa, para agilizar o acesso a essa importante fonte histórica.
            O projeto conta com a orientação das professoras Aldanila Sequineli e Dulceli Tonet Estacheski e com dois bolsistas, o recém-formado em História Carlos Almir Matias e a acadêmica Adreane Cavasin, do 3º ano do curso de História.
            O objetivo deste trabalho é a tomada de consciência do valor histórico desta documentação, despertando nos acadêmicos e na comunidade o interesse e a preocupação pela busca e preservação desta documentação, digitalizando o acervo preservamos a documentação original e facilitamos o acesso à fonte histórica para pesquisa.
As atas das sessões da Câmara Municipal são uma fonte histórica de suma importância para o pesquisador conhecer e produzir conhecimento sobre história local. Nelas estão contidas decisões políticas que interferem na vida da população, está expresso o desenvolvimento do município, as indústrias que se instalam na região, a questão dos impostos, os códigos de postura municipais, fatos sociais que merecem destaque, votos de louvor e solicitações de moradores.
            A pesquisa em história local exerce influência positiva na sociedade, pois ela é o resgate da memória da comunidade e os indivíduos ao se perceberem representados na história reafirmam seu sentimento de pertença ao local e de auto-estima por se perceberem sujeitos da História.
            A história local pode ser vista como a costura de um retalho de vários projetos de identificação do sujeito, pois nas atas aparecem os nomes dos indivíduos que fazem reclamações e sugestões demonstrando assim que todos fazem parte da história do município, e que contribuem de alguma maneira para seu desenvolvimento.
            Entre as possibilidades de temas a serem pesquisados nas atas estão desde fatos corriqueiros sobre o desenvolvimento municipal como a abertura de uma rua, concessão de terrenos, instalação de iluminação pública, telefone, entre outras coisas referentes ao cotidiano da população à influência no local dos grandes fatos da História nacional ou mundial, como a Guerra do Contestado e a Primeira Guerra Mundial, por exemplo.
            A pesquisa utilizando as atas como fonte histórica também nos possibilita estudar as relações políticas entre os representantes locais e os políticos de âmbito estadual e nacional, isso é de suma importância por que é na articulação política que o município mostra sua influência.
            Enfim, as atas das sessões da Câmara Municipal de União da Vitória, abrem muitas possibilidades para o pesquisador em história local, valorizando o regional, e assim, favorecendo o surgimento de um espírito crítico e comprometimento com o bem comum, pois todos passam a se conscientizar que fazem parte da história do local onde vivem.
            O acervo digitalizado ficará disponível para pesquisa na Câmara Municipal de União da Vitória e no Arquivo Histórico da FAFIUV. Até o presente momento as atas já passaram pelo processo de digitalização, a qualidade das imagens está sendo conferida e os instrumentos de pesquisa elaborados. O material concluído deve ser entregue ainda este ano, mas caso exista interesse de algum acadêmico em utilizar as atas como fonte de pesquisa histórica antes da conclusão deste trabalho basta entrar em contato com a equipe do projeto.

 



Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100