A Senhora dourada do Ensino Superior


 
A Fafiuv comemora, no dia 28, meio século servindo à educação. Para marcar essa longa caminhada registramos, em duas páginas, as razões que contribuíram para esta história


 
            Falar do Cinqüentenário da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) de União da Vitória é como folhear as páginas do livro da nossa própria história. Uma história que une um passado de coragem, luta e trabalho. Características estas que se mantêm presentes até hoje. Prova disso pode ser comprovada durante as narrativas dos protagonistas, professores, funcionários e alunos que vivenciaram grande parte da história da Instituição, que fica localizada na Praça Coronel Amazonas. Marcando a longa caminhada e comemorando essa conquista juntamente com a Faculdade, registramos, em duas páginas, as 50 razões que fizeram da Fafiuv o que ela é hoje. As informações foram extraídas do livro Fafi 45 anos A Serviço da Educação, do doutor em Filosofia e História da Educação, professorJosé Fagundes. O professor Fagundes nos deu preciosas pistas para a (re) construção da maravilhosa história da Fafiuv. Destaque também para os depoimentos marcantes de quem acompanhou e/ou vive as trajetórias desta história.
 
50 Razões para o cinqüentenário da Fafiuv
A História
1ª – A Fafiuv é a primeira Faculdade de Educação do interior do Estado do Paraná.
2ª - Nos primórdios da Fafiuv, destaque especial merece o Dr. Luiz Wolski que, com muita determinação enfrentou toda a sorte de obstáculos durante os dois anos que separaram a sua nomeação para o cargo de diretor -25/02/57 e a instalação da Instituição em – 02/05/59.
3ª - No dia 9 de fevereiro de 1959, na secretaria da sede social do Clube Apolo, em União da Vitória, com as presenças dos professores Eduardo Francisco Machado, Superintendente do Ensino Secundário, Comercial e Superior da Secretaria de Educação e Cultura do Paraná, Antonio Santa Rosa, professores e demais pessoas interessadas, realizou-se uma reunião para tratar da instalação e funcionamento da Fafi.
4ª - O professor Santa Rosa explicou que fora chamado pelo Sr. Secretário de Educação que lhe dissera: “Vou lhe dar uma missão especial:  a Fafi deve funcionar este ano, de qualquer maneira, de ordem do Exmo, Sr. Governador do Estado”.
5ª – Em 19 de janeiro de 1960 foi publicado o decreto nº 47.666 que levou a assinatura do Presidente da República Sr. Juscelino Kubitchek de Oliveira e Clovis Salgado, então Ministro da Educação, concedendo autorização para o funcionamento dos dois cursos – História e Pedagogia.
6ª – No dia 28 de março de 1960, em sessão solene no Salão Nobre da Escola Normal Secundária Professora Amazilia realizou-se a primeira aula inaugural, proferida pelo Dr. José Loureiro Fernandes, educador de Antropologia da UFPR
7ª – No mesmo dia, era lançada a pedra fundamental do prédio da Faculdade, cujo cerimonial está registrado na Ata de 28 de março de 1960.   
8ª – O primeiro local onde funcionou a Fafi foi o Colégio Estadual Túlio de França, situado na Avenida Manoel Ribas.
9ª– Com o aumento crescente de alunos do Túlio de França em 1964, começou a falta espaço, o que fez a Fafi mudar-se para o prédio da Escola Normal Professora Amazília, situada em frente a Praça Coronel Amazonas, onde sobravam salas de aula.
10ª – O prédio possuía 12 salas de aula que, durante o dia, eram ocupadas pela Escola Estadual de Aplicação Pe. José de Anchieta e pela Escola Normal Professora Amazília. À noite funcionava a Escola de Comércio David Carneiro, na parte térrea e, na parte superior, os Cursos de História e Pedagogia da Faculdade.
11ª – Com a criação dos Cursos de Geografia e Letras, em 1967, faltou espaço, o que levou a Faculdade a emprestar algumas salas de aula do Externato Santa Terezinha e do Grupo Escolar Professor Serapião.
12ª – A primeira parte do prédio da Fafi chegava até onde se encontra o Salão Nobre.
13ª – Assim que assumiu a Direção da Faculdade – 2000/2004, em seu primeiro mandato, o professor Eloy Tonon elegeu como uma das prioridades de sua gestão a ampliação do espaço físico.
14ª – Após ter sido instalada a Faculdade, em 1960, realizou-se no mês de fevereiro do mesmo ano, o primeiro Concurso Vestibular, sendo aprovados 16 candidatos para o Curso de História e 35 para o Curso Pedagogia.
15ª – Em 18 de dezembro de 1963 realizou-se no Cine Teatro Luz a solene reunião extraordinária da Congregação para a aprovação dos alunos do quarto ano dos cursos de Pedagogia e História, sob a presidência do Diretor João Hort.
16º - Neste ano, João Hort trabalhava em duas frentes: ao mesmo tempo em que cuidava do processo de reconhecimento dos cursos de História e Pedagogia, encaminha ao Deputado Aníbal Khuri o pedido de criação dos cursos de Geografia e Letras.
17ª – Em fevereiro de 1967, foram instalados os novos cursos e realizado o Concurso Vestibular, sendo aprovados 31 candidatos para o Curso de Geografia e 61 para o Curso de Letras.
18ª – Procurando atender as Necessidades da região, a Faculdade encaminhou em 1974, ofício à Secretaria de Educação solicitando a criação do Curso de Ciências e Licenciatura plena com habilitação em Matemática, Química, Física e Biologia.
19ª – Em 2000 é criada a Habilitação Português/Espanhol, sendo o curso reconhecido em 2003.
20ª – Em 2000, a Fafi solicita ao Conselho Estadual de Educação a autorização para o funcionamento do Curso de Ciências Biológicas. O curso é autorizado em 2001.
21ª – Ainda, a Faculdade encaminhou o processo de criação do Curso de Química ao Conselho Estadual de Educação, sendo este autorizado em 2002.
22ª – Para completar o quadro das licenciaturas, não podemos deixar de mencionar o Curso de Filosofia, que foi autorizado em 2006 e será reconhecido em 2010.
23ª – Atualmente a Fafiuv oferece nove cursos de graduação: Pedagogia, História, Geografia, Letras Português / Inglês, letras Português / Espanhol, Matemática, Química, Biologia e Filosofia.
24ª – A Fafi promove desde 1986, cursos de pós-graduação Lato Sensu.
25º - A pesquisa, juntamente com o ensino e a extensão, formam o tripé que sustenta e confere dinamicidade à Instituição.
26ª – A Instituição conta, em 2010, com 1.548 acadêmicos, 75 docentes e 51 funcionários.
 
... Depoimentos
 


27ª. Valderlei Garcia Sanches – Atual Diretor 
A Fafiuv forma anualmente professores, sendo esta uma das melhores profissões existentes. Sinto-me a pessoa mais realizada colaborando para isso.
 


28ª. Leni Tretin Gaspari – Vice-Diretora
A Fafiuv é uma Instituição de Ensino Superior que tem tradição e forma profissionais altamente qualificados que vem se destacando no ensino, na pesquisa e na extensão.
 


29ª. Ligia Pupato – Professora da Seti
A Instituição é uma referência no ensino de qualidade para toda a região.


 

30ª. Therezinha Leoni Wolff – Graduada em Pedagogia em 1973
Temos, aqui, uma Faculdade de primeiro mundo de cursos voltados para a área da educação.
 

31ª. Edgar Willy Stenzel – Aprovado em 1º lugar no Vestibular de Pedagogia em 1977
A Fafiuv é extraordinária! Há, porém ainda, uma razão primordial, ela é imprescindível se verdadeiramente queremos triunfar na vida.
 


32ª. Aluízio Witiuk Graduado em História
A Fafiuv é um celeiro de talentos. Eu sempre digo que eu sou filho da Fafiuv e é tão bom ter uma mãe com esse coração de conhecimento enorme.
 


33ª. Fahena Porto Horbatiuk – Graduada em Letras em 1970
A Fafiuv é uma Instituição conceituada que vem formando professores que são as pessoas responsáveis pela educação de toda a região.
 


34ª. Maria Ana Such – Graduada em Pedagogia em 1968 e em Matemática em 1982
Parabenizo a Instituição, pois, não é fácil permanecer por meio século mantendo a qualidade na formação profissional e pessoal.
 


35ª. Delci Aparecida Hausen Christ – Diretora da Fafiuv / 1991-1995
A Fafiuv não é só história, é presente, com seus novos professores, seu dinamismo e sua perspectiva para o futuro.
 
 
 
36ª. Eloy Tonon – ex-diretor da Fafiuv
Na Fafiuv você encontra ambiente humano e energia positiva.
 


37ª. Liliam Heinen – coordenadora dos cursos de Pós–Graduação
É uma Faculdade que se perpetua ao longo do tempo.
 


38ª. Elisabete Empinotti – secretaria geral
A Fafiuv desenvolve um papel central trazendo desenvolvimento econômico e social para nossa região.

 
39ª. Rosane Torres - Responsável pela Biblioteca da Fafiuv
A Fafiuv é uma Instituição de ensino cativante, onde funcionários, acadêmicos e professores formam uma grande família.
 


40ª. Everton Grein – Professor do Curso de História
Eu procuro viver intensamente na Fafiuv cada atividade voltada para a área da educação.
 


41ª. Gabriel Caesar – Acadêmico do 4º ano de Letras / Inglês
Graças a Fafiuv, recentemente ganhei a 3ª bolsa destinada a acadêmicos de excelência de países em desenvolvimento.

 
42ª. Carlos Celso Senff– professor com mais tempo de serviço prestado à Instituição
Na Fafiuv você encontra laços afetivos.

 
43ª. Aurélio Bona Júnior, Coordenador do Curso de Filosofia
A Fafiuv conta com um corpo docente com maior titulação e maior entrada nos grupos de pesquisa no Brasil e no Exterior.
 


44ª. Michele R. D. Veronez, Coordenadora do Curso de Matemática
A Fafiuv tem um compromisso social que prima pela qualidade, pesquisa e extensão.
 


45ª. André Bueno, Coordenador do Curso de História
A Fafiuv tem o melhor Curso de História do Paraná.
 


46ª. Álvaro Fontana, Coordenador do Curso de Química
O principal motivo para cursar Química na Fafiuv é que se trata de um curso novo e único na região, que está em constante ascensão.
 


47ª. Bernardete Ryba, Coordenadora do Curso de Letras
O Corpo Docente da Instituição é qualificado e ligado às últimas pesquisas em Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras.  
 


48ª. Paulo Meira Rocha, Coordenador do Curso de Geografia
São marcas registradas da Instituição otimismo, qualidade e certeza no mercado de trabalho.
 


49. Roseli B. Klein, Coordenadora do Curso de Pedagogia
A Fafiuv é um privilégio de Instituição Pública para a região.
 


50ª. Clóvis Roberto Gurski, Coordenador do Curso de Biologia
A peça chave da Instituição é a qualidade no ensino.
 
 
Uma data especial
            Chegamos ao tão esperado ano do cinqüentenário da Fafiuv. Para marcar essa data tão especial, acontece no dia 28, jantar comemorativo no Restaurante American Grill, para autoridades e convidados. No dia 29 de março, a comunidade está convidada para prestigiar a solenidade festiva que acontece no Cine Teatro Luz, às 19h 30.      
 
   
 


 Assessoria de Comunicação


Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100