Estudos filosóficos ganham vida no palco do Salão Nobre da Fafiuv


 
  Estamos falando da estréia da peça teatral  "Ato Único", uma adaptação da peça "Entre quatro paredes", de Jean Paul Sartre, nesta sexta-feira, 23. A noite também contará com uma palestra sobre a Relação de Sartre com a Literatura. A entrada é gratuita


             
            O Grupo de Teatro (Obs) Cena formado pelos acadêmicos de Filosofia e Letras Português/Inglês e Letras Português/Espanhol da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) eternizam a cada ensaio os momentos para a estréia na sexta-feira, 23, da peça “Entre quatro paredes”, adaptação do texto de Jean-Paul Charles Aymard Sartre que foi um filósofo, escritor e crítico francês. A apresentação acontece no Salão Nobre da Instituição após a palestra da professora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Rubia Oliveira, que tem como tema a Relação de Sartre com a Literatura. Para tanto, até lá, expectativa é o que define a trajetória destes jovens artistas. A atividade é organizada pelo Colegiado de Filosofia da Instituição. A entrada é gratuita.
 
  (Obs) cena
            É com grande satisfação que o professor do Colegiado de Filosofia da Fafiuv, Samon Noyama, conta como surgiu o Grupo de Teatro (Obs) Cena. O professor explica que a idéia de adaptar textos filosóficos para a dramatização surgiu durante as atividades do Projeto Pensando nas Ruas, realizado em 2008 e 2009.  Coordenado pela professora Renata Ribeiro Tavares, o Projeto faz parte do Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Com o encerramento das atividades do Projeto, o professor Samon lembra, que os estudantes decidiram dar continuidade na proposta do projeto; que é levar até os alunos da rede pública de Ensino Básico um conhecimento introdutório sobre a Filosofia, “privilegiando o trabalho ético na construção da idéia de uma cidadania consciente, por meio das reflexões sobre sociedade, cultura, vida e humanismo presente na tradição filosófica”. Foi aí, que surgiu em 2009, o Grupo de Teatro (Obs) Cena.
 
  Jean-Paul Charles Aymard Sartre
            O professor Samon conta, que neste ano, os estudantes de filosofia e apreciadores da área de estudo, lembram os 30 anos da morte de Jean-Paul Charles Aymard Sartre. Aqui, na Fafiuv, não poderia ser diferente. A noite da sexta-feira será dedicada para lembrar das contribuições filosóficas de Sartre.
 
  ... Ensaios
            Ensaios é o que não falta para os artistas da Fafiuv. Eles acontecem aos sábados, das 13h30 às 17h. Durante a tarde, são leituras e mais leituras do texto. Tudo para que o público conheça por meio da dramatização o texto “Entre quatro paredes”. O professor Samon explica que neste texto Sartre pondera-se sobre a questão da imagem e ilustra suas idéias filosóficas. A fenomenologia do outro e do “ser para outro” foi um dos mais bem acabados pensamentos de Sartre. “Estamos ansiosos pela estréia da peça”, reafirma o professor. A direção da peça é do professor Samon.
 
 Elenco
Renata Tavares
Jaiane Bughay
Endiane Konheriski
Bruna Werle Oliveira
Jaqueline de Fátima Naizer
Helder Leandro Kotecki
Ane Schulz
Diogo Laurentino
Miguel Michaltchuk
 
Serviço:
Estréia (Obs) Cena
Onde: Salão Nobre da Fafiuv, que fica na praça Coronel Amazonas
Quando: Na sexta-feira, 23
Horário: 19h30
O evento é aberto ao público em geral. A entrada é gratuita.

 
Fotos


Grupo de Teatro (Obs) Cena


Ensaios do grupo



 
 


Assessoria de Comunicação


Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel  

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100