Espanhol para Brasileiros


 
Esta é a idéia do projeto piloto do Curso de Letras Português/Espanhol da Fafiuv. Criatividade é o que não falta para os acadêmicos que ministram as aulas de língua espanhola no Colégio Estadual José de Anchieta


 
 
            Bastou alguns minutos ao lado dos alunos da 7º e 8º séries do Colégio Estadual José de Anchieta de União da Vitória e do acadêmico do 3º ano do Curso de Letras Português/Espanhol da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Marcos Aurélio Ariatti, para perceber que é possível aprender uma segunda língua com criatividade e descontração. Marcos foi o primeiro acadêmico da turma a ministrar as aulas do projeto piloto intitulado Espanhol para Brasileiros. Coordenado pela professora de Língua Espanhola, Ms. Silvia Regina Delong, o projeto é realizado nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h.
 
Projeto Piloto
            Vários alunos do curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol começaram a praticar seu aprendizado acadêmico em Língua Estrangeira.  Os acadêmicos, neste primeiro momento, oferecem aulas gratuitas de espanhol para doze alunos do Colégio Estadual José de Anchieta. Os acadêmicos atuantes estão no 3º ano de curso, lembra a coordenadora do Projeto, a professora Silvia. “O objetivo do projeto piloto é o de proporcionar aos nossos acadêmicos a vivência pedagógica e que comecem a utilizar a Língua Espanhola em sala de aula, pois uma língua estrangeira se aprende com mais facilidade quando ela é utilizada com freqüência”. A intenção do projeto é expandir os mini-cursos para outras escolas da rede pública.
 
Desenrolando a língua
            O acadêmico Marcos não deixou ninguém ficar parado. Para sanar as dúvidas dos alunos sobre a Língua Espanhola, o acadêmico utilizou-se de atividades lúdicas para chamar a atenção sobre a cultura de outro país.
Brincadeiras e até composições de canções fizeram parte da aula. Ao final, as perguntas feitas por Marcos estavam na ponta da língua dos estudantes.  “Os alunos vibram por estarem aprendendo um novo idioma. A Língua Espanhola está entre os idiomas mais falados no mundo e, é exatamente na fala e na prática da oralidade que o indivíduo mais sente necessidade de saber com fluência o idioma em questão. Os estudantes do Colégio Estadual José de Anchieta demonstraram interesse e dedicação para com as aulas”, afirma o acadêmico Marcos, que notou boa aceitação do Espanhol pelo público-alvo.
 
Bagagem escolar
            A professora Silvia e o acadêmico Marcos compartilham pela mesma opinião. Segundo eles, o acadêmico tem a oportunidade de transmitir o conhecimento adquirido em sala de aula para os alunos da rede pública. Além disso, este projeto facilita o processo dos estágios supervionados, obrigatórios aos acadêmicos. A professora Silvia diz que tais oportunidades são de extrema importância para os acadêmicos, visto que em breve o ensino desse idioma será obrigatório nas escolas e os alunos precisam de prepação para a atuarem, futuramente, em sala de aula.


 
 
Fotos


Acadêmico do 3º ano do Curso de Letras Português/Espanhol, Marcos Aurélio Ariatti e a coordenadora do projeto, Ms. Silvia Regina Delong


Acadêmico Marcos durante as aulas


Turma do Colégio José de Anchieta
 


 
 
Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100