Restaurando a História da Locomotiva


 
                                                                                                Daiane Souza
Thays Bieberbach[1]


 
            “E nenhum escrito poderá descrever a sensação de ouvir o som da Maria fumaça. Ainda bem que nós podemos ouvi-lo.” Palavras de Marcelo Roveda, presidente da Associação Amigos do Trem e um dos iniciantes do projeto, o qual nos cativou com o carinho com que é conduzido.
            Temos em nossa cidade desde 1905 a estrada de ferro e com ela a Maria-fumaça surge encantando e espantando a população com sua velocidade, força, tamanho e barulho.
            No Brasil há vinte Marias-fumaça em movimento e uma delas é a que está sendo usada em nossas cidades, graças ao surgimento de um grupo de ex-ferroviários, e mais que isso, pessoas de boa vontade, de muita VONTADE, que passam o dia todo trabalhando no pesado, não visando lucro (até porque não há lucro), mas apenas pela vontade de ver “a coisa acontecer”, retiraram a locomotiva da praça e a colocaram nos trilhos, fazendo assim a vontade de conhecer o passado crescer na população.
            Claro que dificuldades surgem e com ela a vontade de manter a Maria-fumaça com toda a sua importância.             Diante de algumas parcerias, está sendo feita a restauração de vagões, da qual participamos através do trabalho voluntário, afinal, nada mais digno a uma instituição de ensino superior, do que aproveitar a chance de desempenhar seu papel social, despertando em seus alunos o espírito de preservação e divulgação da história local, porque não basta estar interessado no que está acontecendo no mundo, no Brasil, se não nos preocuparmos com nossa cidade, pois antes de tudo nosso país começa aqui. E melhor do que participar de um projeto já pronto é ajudar a construí-lo e poder dizer um dia “Eu ajudei, eu faço parte dessa História”.

[1] Acadêmicas do 2º ano do Curso de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória

 

 



Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100