Fafiuv marca presença no 5º Simpósio Escravidão e Mestiçagens: Ambientes, Paisagens, Espaços


 
Quem representou a Instituição foi o estudioso sobre a escravidão no Brasil, Ddo. Ilton César Martins


 
 
           Que ele é conhecedor dos mais diversos aspectos relativos à escravidão no Brasil todo mundo sabe, não é mesmo? O professor do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Ddo. Ilton César Martins, representou a Instituição, agregou e compartilhou conhecimentos durante o 5º Simpósio Escravidão e Mestiçagens: Ambientes, Paisagens, Espaços. O evento aconteceu entre os dias 6 a 9 de abril na Universidade Salgado de Oliveira (Universo), em Niterói – Rio de Janeiro.
            O professor Ilton explicou que o simpósio congrega estudiosos sobre a escravidão no Brasil e em outras partes, tanto a negra, quanto a de crioulos, mestiços e índios, assim como as relativas às dinâmicas das mestiçagens biológicas e culturais engendradas nessas sociedades, entre os séculos XV e XIX. O objetivo principal foi o de fomentar análises comparativas entre regiões e entre temáticas complementares, estudos relativos ao universo dos ex-escravos e de seus descendentes e discussões proporcionadas por diferentes enfoques, conceitos, metodologias e abordagens historiográficas, estimulando o diálogo entre os especialistas e entre eles e o público interessado.
            Na ocasião, o professor Ilton foi convidado para fazer no dia 8 de abril o lançamento do livro Escravidão e Mestiçagens Populações e Identidades Culturais. Organizado pelo doutorando da Fafiuv juntamente com o professor Eduardo França Paiva (UFMG) e a professora Isnara Pereira Ivo (UESB), a obra discute sobre a complexidade da formação do povo brasileiro. O livro conta também com textos do professor do Colegiado de Letras da Fafiuv, Dndo. Caio Ricardo Bona Moreira.
 
 
 
Serviço: Informações podem ser obtidas no Colegiado de História da Fafiuv, que fica na Praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.


 
 
Assessoria de Comunicação


Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100