V JELLVI - Jornada de Estudos Lingüísticos e Literários

        Foi realizada na semana de 02 a 05 de julho de 2007 a V JELLVI, organizada pelo Colegiado de Letras da FAFI. Mais de 250 participantes assistiram às conferencias, mesas redondas e apresentações artísticas e culturais, com a presença de pesquisadores e artistas locais e da região.
        Na segunda-feira, recebemos a Profª Iara Bemquerer Costa, da Universidade Federal do Paraná, que apresentou, em primeira mão, os resultados de sua pesquisa intitulada "A intertextualidade em artigos de opinião da mídia impressa". Na mesma noite apresentou-se o Quinteto Instrumental Gato Seco, com o Maestro Ezequiel Skrepetz, integrantes da Orquestra Municipal de União da Vitória.
        Na terça-feira, dia 03, as integrantes da Mesa Redonda chamada "Análise do discurso: sujeito, sentido e mídia" encantaram os ouvintes com seu trabalho ricamente ilustrado com recursos visuais. As Professoras Doutoras Célia Passeti e Isamara Tasso trabalham na Universidade Estadual de Maringá. Apresentou-se muito bem, também, nesta noite o Coral da FAFI.
        Na quarta-feira recebemos mais um coral, do município vizinho Paula Freitas. O Coral Marina Marés de Souza é composto integralmente de crianças e adolescentes, estudantes naquele município. Em seguida, a presença animada da Profª Ms. Ester Mussini, da PUC-Paraná, instruiu e divertiu os presentes com sua Conferência "Aluno consciente, aluno autônomo", tratando especificamente da aprendizagem de línguas estrangeiras.
        Fechando o evento, na quinta-feira, dia 05, assistimos à apresentação artística da alunas da Escola de Danças Futura Dance, seguida da Mesa Redonda "Literatura e representação", composta pelos professores Ms. Caio Ricardo Bona Moreira (UNIUV), Josoel Kovalski (FAFI) e Marcelo Bueno de Paula (FAFI), e pela aluna da pós-graduação da FAFI, Maria Cristina Ferreira dos Santos.
        Alegramo-nos com a recepção calorosa que os alunos e os professores de Letras prestaram aos convidados, e pela ótima repercussão do evento entre os participantes.




Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100