Lançamento do livro A Paisagem como Patrimônio Cultural: Campos Gerais e matas com Araucária no Paraná


 
Organizado pelo Colegiado de Geografia, o lançamento aconteceu no Salão Nobre da Fafiuv, na sexta-feira, 30 de abril. Na mesma noite, acadêmicos e convidados contaram com uma mesa-redonda com as autoras do livro


 
 
            O Salão Nobre da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) foi palco na noite da sexta-feira, 30 de abril, do lançamento do livro A Paisagem como Patrimônio Cultural: Campos Gerais e matas com Araucária no Paraná. O evento foi organizado pelo Colegiado de Geografia da Instituição, lançado e editado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A obra, sob a organização da professora Dra. Cicilian Luiza Lowen Sarh, conta com a participação das professoras Alcimara Aparecida Föetsch, Patrícia Ferreira, Fernanda Machinski e Coaracy Eleutério da Luz. Na mesma noite, acadêmicos da Fafiuv e da UEPG e convidados contaram com uma mesa-redonda com as autoras do livro.
 
Sobre o livro
            O livro A Paisagem como Patrimônio Cultural: Campos Gerais e matas com Araucária no Paraná consiste numa coletânea de textos que vem a enriquecer o conhecimento acerca da construção das paisagens do Estado do Paraná. Distribuída em cinco capítulos, a obra é caracterizada como uma coletânea de textos que tem como fio condutor a preocupação com a paisagem cultural, em particular aquela dos Campos Gerais e da Mata com Araucária do Paraná.
 
Elogios
            O público presente ao evento não poupou elogios para as professoras e organizadora do livro. A vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Tretim Gaspari, que na ocasião também representou o diretor Bel. Valderlei Garcia Sanches, parabenizou as educadoras e afirmou ser uma honra participar do lançamento do livro, em especial porque a professora Alcimara foi acadêmica da Fafiuv e, hoje integra o corpo docente da Instituição. “Todos que estão aqui presentes nesta noite vivenciam neste evento cultural um momento muito significativo no mundo do conhecimento. A publicação de um livro é resultado de um trabalho árduo, de uma grande dedicação e de muito estudo por parte dos pesquisadores. A pesquisa consiste na definição e execução participativa de projetos envolvendo as comunidades e organizações sociais populares com problemas cujas soluções podem ser amenizados graças às pesquisas realizadas”, afirma a vice-diretora.
            A vice-coordenadora do Curso de Geografia, Ms. Helena Edilamar Ribeiro Buch, falou em nome do coordenador do Curso, Ms. Paulo Sérgio Meira Rocha. Para a professora, o lançamento de um livro é sempre uma festa; não apenas para o escritor, mas sim principalmente para o leitor. “Os professores do Colegiado de Geografia estão honrados com o lançamento deste livro”.
 
CONHEÇA AS AUTORAS DO LIVRO
 
Professora Dra. Cicilian Luiza Lowen Sarh
            A professora Ciciliam Luiza Lowen Sahr possui graduação em Licenciatura em Geografia (1984) e Bacharelado em Geografia (1987) pela Universidade Estadual de Ponta Gross, mestrado em Geografia (Rio Claro) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1991), doutorado em Geografia Humana – Universitat Tuebingen (Alemanha – 1998) e pós-doutorado em Planejamento Urbano e Regional na Universidade de Heidelberg (também na Alemanha, 2004). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa e colaboradora na Universidade Federal do Paraná (Doutorado em Geografia). Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, de Turismo e em estudos sobre Populações Tradicionais. Tem como área de investigação, sobretudo, o Estado do Paraná.
 
Professora Alcimara Aparecida Föetsch
            A professora Alcimara possui graduação em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv – 2004), especialização (latu sensu) em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Fafiuv- 2007) e mestrado (strictu sensu) em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR – 2006). Atualmente é professora Assistente do Colegiado de Geografia da Fafiuv, atuando também na rede particular de ensino em porto União. Atua principalmente com os seguintes temas: geografia cultural, econômica e da percepção, com ênfase nos estudos sobre paisagem e identidade cultural.
 
Professora Patrícia Ferreira  
            A professora Patrícia possui bacharelado em Turismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003) e mestrado em Ciências Sociais Aplicadas pela mesma universidade (2008). Tem experiência na área de Turismo com ênfase em preservação do patrimônio cultural. Atua nos seguintes temas: turismo, povos e comunidades tradicionais, ecologia social e educação patrimonial.
 
Professora Fernanda Machinski
            A professora Fernanda possui graduação em Geografia (2002) e Bacharelado em Geografia (2003) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Na mesma Instituição de Ensino e Pesquisa cursou o mestrado em Ciências Sociais Aplicadas (2006). Atualmente é professora no Colégio Estadual Professora Maria Aparecida Nisgoski, em Castro-PR, tendo experiência na área de Geografia. Na área da pesquisa atua pricipalmente nos seguintes temas: cultura, planejamento e gestão urbanos para salvaguarda do patrimônio arquitetônico.
 
Professora Coaracy Eleutério da Luz
            A professora Coaracy possui graduação em Geografia (licenciatura/bacharelado) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2000-2003) e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2004-2006). Atualmente é professora assistente da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Campus de Cornélio Procópio). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Regional, Geografia Cultural e Geografia do Turismo,atuando principalmente nos seguintes temas: redes técnicas, patrimônio ferroviário, arranjo social.
 
Serviço: Informações sobre o livro A Paisagem como Patrimônio Cultural: Campos Gerais e matas com Araucária no Paraná podem ser obtidas no endereço eletrônico www.fafiuv.br e na Instituição, que fica na praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100. O valor da obra é de R$ 30 reais.


 
Fotos



Da esquerda para a direita: Professora Alcimara Aparecida Föetsch, organizadora do livro, professora Cicilian Luiza Lowen Sarh, professora Coaracy Eleutério da Luz e professora Fernanda Machinski



Professora Alcimara Aparecida Föetsch, Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches e a organizadora do livro, professora Cicilian Luiza Lowen Sarh


Vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Tretim Gaspari


Vice-coordenadora do Curso de Geografia, Ms. Helena Edilamar Ribeiro Buch


Lançamento 6_ sem legenda


Organizadora do livro, professora Cicilian Luiza Lowen Sarh


Público presente ao evento



Secretária geral da Fafiuv, professora Ms. Elizabete de Fátima dos Santos Gomes Empinotti e a Vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Tretim Gaspari


Autoras do livro juntamente com os professores do Colegiado de Geografia


Professora Alcimara Aparecida Föetsch autografando a obra
 
 
 

 
Assessoria de Comunicação


Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel 

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100