Ações educativas pedem o fim da violência sexual na infância e adolescência


 
Este é o objetivo de uma equipe formada por professores e acadêmicos que fazem parte do projeto da Fafiuv Ação Contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes


 
            Na manhã desta quarta-feira, 5, estiveram reunidos na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) uma equipe formada por professores e acadêmicos do Colegiado de Filosofia, Pedagogia e de acadêmicos da UnC- Porto União, Unidade de Ensino Superior Vale do Iguaçu (Uniguaçu) e Centro Universitário da Cidade de União da Vitória (Uniuv). O assunto em pauta foi o abuso sexual na infância e adolescência. A equipe apresentou ações educativas na tentativa de dar um basta e conscientizar a comunidade sobre a violência sexual na região. Ainda, a equipe discutiu sobre a programação para o dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal Nº. 9970/00 como mais um elemento de reforço ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A intenção foi criar capacidade de mobilização dos diferentes setores da sociedade e dos governos e da mídia para formação de uma forte opinião pública contra a violência sexual de criança e adolescente.
 
Projeto
            O maior programa de extensão universitária do País, o Universidade Sem Fronteiras, mantido pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que subsidia mais de 300 projetos em todo o Estado, promoveu um concurso visando premiar as produções acadêmicas que merecem destaque dentre as ações desenvolvidas pelos projetos. O projeto Ação Contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes em União da Vitória, proposto pelo Curso de Filosofia da Fafiuv, foi premiado em primeiro lugar na modalidade Publicação Escrita Para Disseminação No Âmbito Da Comunidade Alvo do Projeto, tendo concorrido com a cartilha A infância pede socorro! produzida em 2009 para instruir a população de União da Vitória acerca dos traumas, sintomas e procedimentos necessários nos casos de abuso sexual.
            O projeto é proposto pelo Colegiado de Filosofia da Fafiuv e orientado pelos professores da Fafiuv, Ddo. Aurélio Bona Júnior e a professora de Psicologia da Universidade do Contestado de Porto União (UNC), Ms. Marínea Fediuk “A intenção é formarmos um rede de proteção à criança e o adolescente. Para isso vamos unir forças dos diversos segmentos da sociedade. O abuso sexual causa traumas imensuráveis para uma criança ou jovem. É um dever da sociedade acabar com este problema”, afirma a mestra.
O objetivo do projeto é conhecer a realidade e definir soluções para os casos de abuso sexual.   A equipe de profissionais se reúne na sala do Colegiado de Filosofia, semanalmente, para a discussão de ações educativas que mobilizam a comunidade em relação ao tema. Na pauta estão campanhas, pesquisas e eventos.  
 
 
Serviço: Nos próximos dias estaremos divulgando a programação preparada para o dia 18 de maio, Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.  Informações podem ser obtidas no Colegiado de Filosofia da Fafiuv, que fica na Praça Coronel Amazonas. O telefone é o (42) 3521-9100.


 
 
 
Foto:


Equipe de trabalho do projeto Ação Contra o Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes


 
 
 
Assessoria de Comunicação


Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100