André da Silva Bueno traduz Arte da Guerra do Sunzi


 
Coordenador do Colegiado de História da Fafiuv, o professor André também é sinólogo. Conhecedor exímio sobre a história da China proporcionou-lhe a oportunidade de traduzir a obra de divulgação nacional


 
 
            Parabenizações é o que não faltaram para o Coordenador do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Dr. André da Silva Bueno. Aficionado pela história da China, o professor André revela que são mais de 15 anos dedicados aos estudos sobre este país. Tamanho envolvimento com o assunto, proporcionou-lhe a oportunidade de traduzir uma obra de divulgação nacional intitulada Arte da Guerra do Sunzi. Este livro traz a edição bilíngüe dos escritos lendários de Sunzi (Sun Tzu) com tradução direta do mandarim.
           Utilizando-se de uma linguagem clara e direta de Sunzi, em tradução fiel e cuidadosa, o professor André conta que a obra é um clássico de estratégia, criado no contexto da crise ética e social pela qual a China passou no período dos séculos VI a III a .C. O doutor explica ainda que muitos autores da época discutiam como reformar a sociedade e qual o método apropriado para isso. “Sunzi propunha, no entanto, que qual fosse o método escolhido para se governar era necessário, antes, obter o poder; e o poder, nesta época, vinha principalmente pela guerra e pela força. Assim, Sunzi nos apresenta um tratado sobre eficácia em combate e na resolução de dilemas humanos. Ele é pragmático, direto, imperativo e marcial, organizado em conselhos precisos e diretos”, afirma.
   
Convite
            O convite para a tradução da obra deve-se pela divulgação do Projeto Orientalismo da Fafiuv que é uma iniciativa do próprio professor André Bueno em disponibilizar, na internet, material de domínio público no campo da História e da Filosofia relacionados ao Extremo Oriente - principalmente a China. (http://www.fafiuv.br/orientalismo.php)
            Segundo o professor, a editora Geração Books fez o convite para a elaboração de uma nova tradução deste clássico da estratégia. “Admito que no início fiquei receoso pois além de ser um livro famoso, que conta com diversas traduções boas, seria um desafio concorrer com elas mas, principalmente, fazer uma tradução fiel que não ficasse chata ou óbvia. Contudo, depois que comecei o trabalho, me empolguei com a tarefa e ficamos, eu e o pessoal da Geração Books, bastante satisfeitos com o resultado final. É uma realização particular minha um convite deste porte, bem como o trabalho que foi feito”.
 
Sinólogo
           O professor André explica que sinólogo significa estudioso da China. “A Sinologia ou Estudos Chineses é o estudo da civilização do país da China. Na China, sinologistas, às vezes, são chamados afetivamente e com admiração, peritos sobre a China”.  
  
 
Serviço:
            A descrição da obra pode ser conferida nos seguintes endereços eletrônicos:
http://www.geracaobooks.com.br/loja/product_details.php?id=374
http://www.geracaobooks.com.br/loja/product_details.php?id=373


 
 
Foto


Coordenador do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Dr. André da Silva Bueno


 
  
 
 
Assessoria de Comunicação


Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenze

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100