Unicentro ou UEPR, eis a questão da FAFIUV


Duas opções, talvez possibilidade de escolha, mas a faculdade será Universidade

 

           Uma nova discussão envolve a FAFIUV: a criação da UEPR (nome provisório da fusão das sete faculdades isoladas em torno de uma instituição única – Universidade Estadual do Paraná),  é o que explicou o diretor da FAFIUV, Bel. Valderlei Sanches. Outra opção é a FAFIUV ser inserida na Unicentro (Universidade Estadual do Centro-Oeste). “Vamos ser universidade de um jeito ou de outro”, completou o diretor, num questionamento na opção e no caminho a ser seguido.
           Quando assumiu seu mandato, em substituição a Roberto Requião, Orlando Pessuti comprometeu-se em criar a universidade. Inclusive, foi definido como um dos primeiros atos do novo governo estadual, que dura até dezembro. Desde 2007, as discussões para a fusão da FAFIUV à Unicentro  estão em andamento. Valderlei Sanches disse que o processo foi reformulado e está para ser apreciado pela SETI (Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior). 
            “Precisamos analisar o que será melhor, o secretário virá esclarecer, ainda no mês de maio, o que seria essa universidade estadual, suas diretrizes e vantagens.”  afirma o diretor. Na visão de Valderlei é necessário analisar as duas propostas, a opção da Unicentro tem as suas vantagens. Contudo, é necessário saber qual é a proposta da SETI em relação a UEPR.
           “O secretário não expôs sua preferência. A princípio, não é contra a nossa fusão com a Unicentro entretanto, ventilou um favoritismo a inserir a FAFIUV na UEPR.. Por sua vez, o reitor da Unicentro (Vitor Hugo Zanette) já afirmou que não irá entrar numa disputa com o Governo do Estado, por nós”, justifica.
           “Temos que esperar a vinda do secretário para que esclareça o que é a UEPR, para depois decidirmos”, afirmou Valderlei. O diretor disse que é necessário saber qual é a proposta real da UEPR para aí compararmos com a opção da Unicentro. “Nós queremos o que é de melhor para a FAFIUV e precimos decidir isto junto com a comunidade acadêmica.” O diretor esclareceu  que a decisão será tomada, de certa forma, se a SETI decretar a união da faculdade com a UEPR, sem direito de escolha, não há muito o que fazer.
           Nesta segunda-feira (10), o diretor da FAFIUV e o vice-reitor da Unicentro estiveram reunidos com o Secretário da SETI, Nildo José Lübke, que disse, conforme Valderlei, tomará um posicionamento, após sua vinda a União da Vitória e explicações à comunidade acadêmica. A provável visita está, informalmente, marcada para o dia 21 de maio (sexta-feira), mas esta data ainda será confirmada.


Sidnei Muran

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel
Acadêmico: Sidnei Muran

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100