PROFESSORA EDILAMAR CONCLUI MESTRADO

        A PROFESSORA HELENA EDILAMAR RIBEIRO BUCH DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA DA FAFI, FOI APROVADA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ.
        A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA "MATAS CILIARES E DEGRADAÇÃO DA PAISAGEM DA ÁREA LINDEIRA DO MÉDIO IGUAÇU EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL" TEVE COMO MEMBROS DA BANCA EXAMINADORA OS SEGUINTES MEMBROS: DR. NALDY EMERSON CANALI, PROFª DRA. SILVA MERI CARVALHO E DRA. SALETE KOZEL TEIXEIRA, QUE APÓS HAVER ANALISADO O REFERIDO TRABALHO E ARGÜIDO O CANDIDATO, APROVARAM A REFERIDA PROFESSORA.
        A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO SE CONSTITUIU EM UMA ANÁLISE NO MÉDIO IGUAÇU, DAS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS DECORRENTES DA AÇÃO ANTRÓPICA, CONSIDERANDO OS REFLEXOS NA BACIA HIDROGRÁFICA E NA DESTRUIÇÃO DA MATA CILIAR DURANTE E DEPOIS DA NAVEGAÇÃO A VAPOR NO MÉDIO RIO IGUAÇU COM A EXPLORAÇÃO DE AREIA. APONTA QUE SOMENTE ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMA DE COMPROMISSO E MUDANÇA DE ATITUDE, SE VISLUMBRA UM FUTURO MELHOR. PARA ISSO, FEZ-SE NECESSÁRIO CONHECER OS MAIS IMPORTANTES INDICADORES DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DA ÁREA AO LONGO DO SEU PROCESSO DE OCUPAÇÃO, CONDIÇÕES NATURAIS EM DIFERENTES FASES TEMPORAIS: OCUPAÇÃO DOS PIONEIROS, DURANTE O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO, DEPOIS DAS PRINCIPAIS INTERVENÇÕES HUMANAS. DESTA FORMA O USO DA TERRA EXPRESSA AS RELAÇÕES ECONÔMICAS DA REGIÃO E DESTACA AS ALTERAÇÕES AMBIENTAIS FOMENTANDO A CONSTRUÇÃO DE VALORES AMBIENTAIS NA POPULAÇÃO EM IDADE ESCOLAR, VEÍCULOS DO SABER FUTURO.
        A COMUNIDADE FAFI PARABENIZA A PROFª MS. HELENA EDILAMAR.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100