Pedagogia apresenta história, arte e aprendizado

           A semana de Pedagogia da Fafiuv, realizada entre os dias 24 e 28 de maio, foi marcada por palestras importantes na metodologia e prática de ensino, apresentações artísticas e inspiradoras em meio aos 50 anos de história para contar. Os palestrantes focalizaram-se, principalmente, na relação educação e trabalho.
           Na segunda-feira o palestrante da Universidade Tuiutí do Paraná, prof. Dr. Sandino Hoff, traçou um paralelo entre a história da educação e o trabalho com seus modos de produção focalizando a importância dos recursos didáticos para a transmissão do conhecimento.
           Terça-feira, o prof. da UNC (Universidade do Constestado), Dr. Nilson Tomé, falou sobre a educação dentro do contexto regional. Explicou a situação política e social da região do Contestado, em meio às estruturas educacionais tanto antes, quanto depois da Guerra que anexou terras ao território catarinense. Pontuou ainda a importância dos imigrantes.
           Vindo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) o prof. Dr José Claudinei Lombardi, dentro do seu âmbito profissional de livre docência, traçou uma relação entre as relações de trabalho e educação. Segundo ele, a educação brasileira é precária. Quinta-feira o prof. Dr. Eloy Tonon ministrou uma palestra em que relacionou a importância da motivação no processo educacional.
           No período vespertino o colegiado de Pedagogia organizou oficinas, debate, mesa redonda e chá literário. Proporcionando opções de aprendizado e conhecimento aos acadêmicos do curso nas instalações da FAFIUV. As palestas foram realizadas no Cine Luz que também foi palco de apresentações artística, culturais e homenagens.
           Durante os cinco dias do evento foram feitas apresentações musicais, artísticas e culturais. Na sexta-feira o espaço foi predominantemente reservado à homenagens relacionadas aos 50 anos do Curso de Pedagogia da instituição. Tudo numa mescla de aprendizado e história da educação (pedagogia) dentro do contexto social e suas relações.


 
 
 


 
FOTOS

 

 


 
Assessoria de Comunicação


Coordenadora: Ana Paula Such


Acadêmica: Wannessa Stenzel

Acadêmico: Sidnei Muran

 



Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100