Professora da FAFI é avaliadora do SINAES

        A Portaria nº 1.751, de 27 de outubro de 2006, tornou conhecida a relação dos docentes que compõem o Banco de Avaliadores do SINAES. A coordenadora do Curso de Pedagogia da FAFIUV, professora Ms. Márcia Marlene Stentzler, foi selecioanda para fazer parte do Banco de Avaliadores e esteve em Brasília nos dias 26 a 29 de junho de 2007, participando do Programa de Capacitação do Banco de Avaliadores do SINAES (BASIs), passando a partir de então a ser Avaliadora de Cursos de Graduação e Avaliadora Institucional.
        A professora passará a compor comissões que realizarão avaliações in loco dos Cursos de Graduação e Institucional em âmbito nacional. O processo de avaliação analisa todos os aspectos que giram em torno dos eixos: ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, desempenho dos alunos, gestão da instituição, corpo docente, instalações, entre outros aspectos.
        Para avaliar a qualidade do ensino superior do país, o SINAES possui uma série de instrumentos complementares: auto-avaliação, avaliação externa, Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro).
        Os processos avaliativos do SINAES são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A operacionalização é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP/MEC).
        Considera-se de grande importância a iniciativa do Estado em organizar e implementar ações buscando a qualidade no Ensino Superior. Destaca a professora, que as informações obtidas com o SINAES deverão ser empregadas nas Instituições de Ensino Superior para orientação institucional e efetividade acadêmica e social, assim como pelos órgãos governamentais na orientação de políticas públicas, bem como pelos acadêmicos e ingressantes no ensino superior para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

http://www.inep.gov.br/download/superior/institucional/Portaria_MEC_n1751_27_outubro_2006.pdf





Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100