Semana de Geografia da Fafiuv foi um sucesso


 
O evento aconteceu entre os dias 24 a 28 de maio


 
            Os acadêmicos de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) e apreciadores da área de estudo participaram entre os dias 24 a 28 de maio, no Salão Nobre da Instituição, da XIX Semana do Meio Ambiente. Mas o evento não parou por aí. Para o final de semana, dias 29 e 30, aconteceu a VII Jornada de Atividades Práticas, na Fazenda São Zacarias em General Carneiro.
           O evento se objetivou a mobilizar, educar e ampliar a participação popular na formulação de propostas para o desenvolvimento sustentável, aliado a preservação do meio ambiente e, ainda, debater sobre os problemas ambientais e traçar metas de trabalho que venham contribuir para as nossas cidades.
 
Programação
            A Semana iniciou na segunda-feira, dia 24 de maio, com o tema Resíduos: Uma questão cultural, com o palestrante e coordenador estadual de Resíduos Sólidos (Sema), Laerty Dudas. Na terça-feira, 25, a discussão foi sobre Os rumos da orientação no ambiente, com o palestrante Almir de Oliveira. Na quarta-feira, 26, o tema proposto foi Os Esteróides no Meio Ambiente, com o professor Ms. Marcos Joaquim Vieira. Na quinta-feira, 27, Logística Reversa como foco em escoamento sustentável de embalagens longa vida, com o palestrante e engenheiro de alimentos, Felipe Brumatti. Para encerrar o ciclo de palestras, na sexta-feira, 28, entrou em pauta o tema Processo Petrosix: co-processamento de pneus inservíveis, com o palestrante técnico da Petrosix, Sandro Rogério Silva.
 
  Conhecimento, diversão e aventura
           Oprofessor Gilberto explicou que a jornada de atividades práticas que aconteceu nos dias 29 e 30 de maio, com ênfase em educação ambiental, carregou o objetivo de demonstrar aos acadêmicos que eles fazem parte do meio ambiente e podem utilizá-lo para educar.
           Logo cedo, às 7h os acadêmicos e professores seguiram rumo a Fazenda São Zacarias, em General Carneiro. Ao chegarem no local tiveram inicio as atividades que são divididas em: geológica, sabores, do barbante, ecológica e de orientação. “Um dos destaques da Jornada referiu-se à pista do barbante, em que os acadêmicos seguram um barbante durante uma trilha ecológica noturna. A idéia foi a de aguçar quatro sentidos, o olfato, o tato, a visão e a audição”, explica o professor Gilberto.
           O mentor intelectual da jornada foi o professor Ozires Neves, que iniciou com a visita de alunos de escolas em propriedades rurais. O efeito positivo desta iniciativa inspirou a Jornada de Atividades Práticas.  


   
 
Confira as fotos do evento

 



 
 
 


 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100