Química e Astronomia: Uma Conjunção Interdisciplinar


 
O projeto que é coordenado pelo Colegiado de Química da Fafiuv já um sucesso nas escolas da rede municipal de União da Vitória


 
 
 
            A professora do Colegiado de Química da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Esp. Erna Gohl, comemora os resultados, até então, do projeto Química e Astronomia: Uma Conjunção Interdisciplinar. Com um sorriso de orelha a orelha -o que lhe é peculiar-, a  professor Erna afirma que as áreas de estudo vem ganhando vida e interesse dentro das salas de sala.
            O projeto é dinâmico e envolvente. Pois durante as aulas ninguém fica parado. A participação dos alunos é sinônimo de atenção para com o propósito do projeto. Coordenado pela professora Erna o projeto também conta com a participação de 24 acadêmicos dos cursos de Química, Biologia e Matemática da Fafiuv e mais quatro supervisores das escolas municipais participantes do projeto que são Escola Municipal Dille Testi Capriglione localizada no bairro João Paulo II; Escola Municipal Interventor Manoel Ribas localizada no Rio Vermelho; Escola Municipal Maridalva de Fátima Palamar localizada no bairro São Braz e a Escola Municipal Vitória Fernandes localizada no centro de União da Vitória. São atendidos pelo projeto cerca de 160 alunos.
           De acordo com a professora Erna, o objetivo principal do projeto é proporcionar as crianças a oportunidade de aprenderem, de forma simples, os acontecimentos da vida cotidiana. “Poderão medir a pluviosidade da chuva e saber se dá diferença para outra região da cidade, analisar se a chuva é ácida. Ainda conhecer o sistema solar, a lua, constelações, enfim é um rico aprendizado”.
 
Capes
            A Fafiuv no ano passado foi contemplada com a aprovação de quatro subprojetos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
            O envio dos projetos foi baseado no edital 002 no qual dispõe que as instituições de Ensino Superior poderiam apresentar propostas para a iniciação a docência. “Aqui na Fafiuv o professor que ficou responsável pela elaboração do projeto foi o professor do Colegiado de História, Ddo. Jeferson William Gohl. Na oportunidade o professor elaborou o projeto institucional intitulado Ações em Sociedade, Observações na Natureza: Programa para a Iniciação à Docência – Fafiuv onde foram apresentados quatro subprojetos História da África e da Cultura afro-brasileira: para além da escravidão, do racismo e dos estereótipos que é coordenado pelo professor de História, Dndo. Ilton César Martins; Química e Astronomia: Uma Conjunção Interdisciplinar que é coordenado pela professora de Química, Esp. Erna Gohl; Mão Amiga que é coordenado  pela professora de Pedagogia, Ms. Rosana B. Ansai;  Alfabetização Ecológica e das Letras: Inter-Relação entre o Ensino Fundamental que é coordenado pela professora de Geografia, Ms. Helena Edilamar Ribeiro Buch.
 
Escolas
            Todas as escolas que serão atendidas fazem parte de um convênio já estabelecido no momento em que foi elaborado o projeto institucional, sendo esta uma das condições para o envio do projeto. O convênio foi estabelecido com a prefeitura de União da Vitória. Para tanto, os projetos contemplarão 13 escolas com 14 subprojetos.
 
Pibid
            O Pibid foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena das instituições federais e estaduais de educação superior. Em 2009 aconteceu a segunda edição do programa que ofereceu bolsas para aprimorar a formação docente e contribuir para elevação do padrão de qualidade da educação básica. Um dos objetivos do Pibid é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior. Assim como a inserção dos licenciados no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.


Fonte: www.capes.gov.br


 

 

 

 
  
 
Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel
Acadêmico: Sidnei Muran

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100