Patrícia dos Santos de Souza é classificada para o chamado Programa Líderes Internacionais em Educação


 
A especialista, que foi aluna e professora na Fafiuv, está entre as finalistas do processo seletivo que dá direito a uma bolsa de estudos nos Estados Unidos


 
 
            Os professores da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) ficaram felizes com a notícia de que a ex-aluna e professora de Língua Inglesa da Instituição, Esp. Patrícia dos Santos de Souza, está entre as finalistas para o chamado Programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP). A Instituição sente-se honrada em partilhar esta conquista com a comunidade.
            A professora Patrícia explica que a Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e com a Embaixada Americana, vem selecionando professores para participar do processo seletivo que dá direito a uma bolsa de estudos nos Estados Unidos pelo ILEP. O programa é destinado a professores efetivos do Ensino Médio das áreas de Inglês, Estudos Sociais (Sociologia, Filosofia, Geografia e História), Educação Cívica, Matemática e Ciências, que possuem fluência em inglês. O objetivo é oferecer aos professores de diversas partes do mundo a oportunidade de participar de um curso de aperfeiçoamento, durante cinco meses, em uma universidade dos Estados Unidos.
            O curso inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aulas, estratégias de ensino, liderança e uso de tecnologias em Educação, isso sem contar com um estágio em uma escola americana de Ensino Médio. Todas as despesas dos professores selecionados para o programa nos Estados Unidos serão totalmente financiadas pelo Departamento de Estado Americano.
 
A boa notícia
           
            A professora Patrícia recebeu um ofício em meados de abril para a realização da inscrição no programa, sendo que neste caso já seria uma pré-seleção. Em seguida, a especialista elaborou um plano de aula, textos com 500 palavras em inglês, onde anexou também o currículo para ser enviado à Secretaria de Estado da Educação (Seed) em Curitiba. A educadora foi aprovada nesta primeira fase.
            Após, a especialista deslocou-se até o Centro Cultural Brasil-Estados Unidos - Inter-Americano, em Curitiba, onde realizou o teste de proficiência - TELP (Test of English Language Proficiency) juntamente com 29 inscritos do Paraná, no qual também foi aprovada. Para a próxima fase, a de entrevista, participaram três professoras, sendo Patrícia uma delas. O resultado da terceira fase será postado no Portal Educacional Dia-a-dia Educação em meados do mês de junho. Todas estas etapas fazem parte da seleção nacional. Posteriormente, a documentação e os resultados dos candidatos selecionados serão enviados aos Estados Unidos, onde uma comissão julgadora realizará a seleção internacional para a escolha dos professores que participarão do programa.
 
Pensamento positivo
 
            A professora Patrícia atualmente leciona no Colégio Estadual Bernardina Schleder em União da Vitória, no Colégio São José em Porto União e ainda no município vizinho de Paula Freitas, no Colégio Estadual João de Lara.
            Seus colegas, amigos e familiares estão torcendo por você e desejam muita sorte para a sua próxima fase! Parabéns pela sua conquista!

 


 
 
Foto


Professora Esp. Patrícia dos Santos de Souza


 
 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  


Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100