Fafiuv apresentou universo hispânico


 
Estamos falando da 3ª Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e 2º Workshop de Língua Inglesa. O evento reuniu estudiosos nos dias 24,25 e 26 de junho na própria Instituição


 
 
            A 3ª Jornada Nacional de Estudos Hispânicos e 2º Workshop de Língua Inglesa organizada pelos membros do Centro de Estudos Hispânicos Profª Ivone dos Passos Waldraf (CEHISP) e Grupo GenTE (grupo de pesquisa em Gêneros Textuais e Linguagem), Colegiado de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) repetiu o sucesso das edições anteriores. O evento deu um show de cultura e conhecimento durante os dias 24, 25 e 26 de junho, na própria Instituição. A temática do evento foi Ensino de Línguas: Dilemas e Perspectivas.
           De acordo com o organizador geral do evento, professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo, a idéia foi promover um intercâmbio entre professores, acadêmicos, pesquisadores e comunidade que se dedicam aos estudos hispânicos e da língua inglesa. O ciclo de estudos apresentou uma série de debates, mini-cursos e conferências. 
           O professor lembra também que os principais objetivos do evento foram: os estudos hispânicos analisaram o universo da língua espanhola, além da troca de experiências entre professores, acadêmicos e simpatizantes da língua; divulgaram a língua inglesa, sua cultura e literatura; apresentaram propostas para educadores, estudantes e comunidade no que tange o ensino-aprendizagem de língua e literatura e propiciaram debates entre pesquisadores, professores e estudantes de língua estrangeira.   A jornada explorou as duas línguas estrangeiras que a Fafiuv oferece; a Espanhola e a Inglesa.
 
Abertura
            A abertura do evento realizada no dia 24 contou com a recepção dos participantes, seguido de conferência no Salão Nobre da Fafiuv. A Conferência de abertura contou com a fala do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Carlos Alberto Faraco, que envolveu o público com sua fala intitulada A Batalha das Fonias. Faraco é um dos mais conceituados nomes da área de lingüística e educação.
            Na ocasião, o diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, saudou os presentes e parabenizou o envolvimentos dos professores e acadêmicos para com o evento. O diretor ressaltou que foram três dias de troca de experiências e aprendizado.
            Quem compartilhou pela mesma opinião foi a coordenadora do Curso de Letras, professora Ms. Bernardete Ryba. “Este evento do curso de Letras traz à tona discussões acerca da Língua Materna, Língua Espanhola e Língua Inglesa com vistas a compartilhar pesquisas e experiências nas diversas concepções de comunicação em suas diversas modalidades, focando tanto a analise lingüística quanto a literatura”.
            Juntamente com o vice-coordenador do Curso de Letras, professor Ms. Éderson José de Lima, a professora Bernadete complementou que o novo formato dado pela equipe coordenada pelo professor Atílio Matozzo forneceu a oportunidade de acompanhar pesquisas realizadas em nossa região e em outras regiões brasileiras, através de palestras, mesas redondas, comunicações e oficinas, aliando o teórico ao pratico e nos subsidiando para o trabalho em sala de aula que é a missão de todo curso de licenciatura.
            O coordenador geral do evento, professor Atílio, com lágrimas nos olhos, afirmou que o evento foi preparado com muito empenho e carinho durante seis meses. O professor ressaltou que a troca de aprendizado são experiências únicas para os participantes. O professor agradeceu a presença dos acadêmicos da Fafiuv, de outras instituições de ensino superior vindos da região da Amsulpar, Curitiba e Uberaba (MG).
            Ainda, os educadores agradeceram as presenças dos professores da UFPR, Carlos Alberto Faraco, Rodrigo Vasconcelos, Eliana Santiago Gonçalves Edmundo, professores da UFTM representados por Acir Mário Karvoski, Beatriz Karvoski, Elizandra Zeulli, Valeska Souza, professora da UFSC Suzana Scramim e do NRE Marcela Sydol.
            Durante o evento também ocorreu a homenagem para a professora do Curso de Letras, Valéria Vaz Boni, que empresta seu nome ao laboratório de Letras uma forma de agradecimento a sua luta para que ele existisse e funcionasse.
Às 22h, os presentes participaram de um Sarau no Dal’bó Choperia.
      
Troca de experiências
           A acadêmica do 4º ano de Letras Português/Inglês, Sabrina Pedroli, afirma que o evento além de discutir formas de abranger um número maior de interessados na língua espanhola e língua inglesa, também apresentou propostas para educadores, estudantes e comunidade no que se refere ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.


 
 
CONFIRA OS MELHORES MOMENTOS DO EVENTO

 


Composição da mesa de autoridades




Coordenadora do Curso de Letras, professora Ms. Bernardete Ryba, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Carlos Alberto Faraco e o organizador geral do evento, professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo


Vice-coordenador do Curso de Letras, professor Ms. Éderson José de Lima e o diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches


Público presente no evento






Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches


Coordenadora do Curso de Letras, professora Ms. Bernardete Ryba e a homenageada professora do Curso de Letras, Valéria Vaz Boni


Vice-coordenador do Curso de Letras, professor Ms. Éderson José de Lima


Organizador geral do evento, professor Mdo. Atílio Augustinho Matozzo


Apresentadora do evento, professora, Inês Skrepetz


 

 
 
 
 

 


Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel
Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras


 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100