Capacitação de Professores de Ciências e Química do Ensino Básico para o Desenvolvimento de Atividades Motivadoras do Aprendizado da Fafiuv encerra o 1º modulo


 
O encerramento aconteceu no sábado, 26, na própria Instituição


 
 
            Foi com carinho que a professora Dr. Sandra Regina de Moraes avaliou o primeiro módulo da Capacitação de Professores de Ciências e Química do Ensino Básico para o Desenvolvimento de Atividades Motivadoras do Aprendizado da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). O módulo que teve inicio em fevereiro finalizou as suas atividades no sábado, 26 de junho, na própria Instituição. As aulas aconteceram aos sábados, das 8h às 17h30.
            Sandra que é professora do Colegiado de Química na Instituição e coordenadora do projeto de capacitação, afirma que este primeiro módulo superou as expectativas. A participação e o envolvimento dos professores da rede pública de ensino - que lecionam no ensino médio e fundamental (anos finais) vinculados ao Núcleo Regional de Ensino de União da Vitória (NRE) - para com o projeto serviram de inspiração para o próximo módulo que inicia em agosto.
 
Aprendizado e descontração
 
            Foi no ritmo do aprendizado e da descontração que os 32 professores da rede pública de ensino participantes do projeto, coordenadores e acadêmicos bolsistas finalizaram este primeiro módulo.  A participação pela manhã da especialista em educação, professora Célia Ratusniak, complementou as atividades motivadoras do aprendizado. No período da tarde, a teoria e a prática sobre os conceitos do ácido, bases, oxido e sais entraram em cena.
 
 Conheça a capacitação
 
            O curso faz parte do projeto Capacitação de Professores de Ciências e Química do Ensino Básico para o Desenvolvimento de Atividades Motivadoras do Aprendizado e está incluso no Sub-programa de apoio a Licenciatura do Universidade Sem Fronteiras, com financiamento da USF/SETI. Este projeto entrou em vigor em dezembro do ano passado e tem como equipe os Coordenadores: Profª. Drª. Sandra Regina de Moraes; Prof. Dr. José Roberto C. da Rocha; Prof. Esp. Marcelo Rodrigo F. Echterhoff. Sob supervisão estão a Bolsista Recém-formada: Sandra Mara Zimmermann e os Bolsistas graduandos: Carla Celina Moskviak; Glaúcio Regis NagurniaK, Jéssica Sloboda; Juliane Wrubliski Kuzcera; Pricila Maia.
            A intenção do curso é capacitar professores da disciplina de ciências do ensino fundamental (anos finais) e de química do ensino médio a desenvolverem atividades motivadoras para o aprendizado; envolver e capacitar os acadêmicos da Fafiuv no desenvolvimento de atividades motivadoras do aprendizado; facilitar o entendimento e o aprendizado dos conteúdos programáticos de ciências e química, utilizando atividades motivadoras do aprendizado; adicionalmente e rever conceitos químicos que os professores do ensino básico tenham dúvidas.
 
Inscrições
 
            A professora Sandra deixa um convite para que os educadores da região façam a sua inscrição em julho para o segundo módulo do curso. Esta segunda etapa acontece no período de agosto a dezembro deste ano.

 


 
 
 
Fotos


Capacitação 1_legenda: Equipe de trabalho


Capacitação 2_legenda: Professora de Química, Dr. Sandra Regina de Moraes


Capacitação 3_legenda: Professores durante a capacitação
 


 


 

Assessoria de Comunicação Fafiuv
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100