Professoras da Fafiuv apresentam Trabalho sobre a História Local na Universidade Federal do Pará (Belém)

 

            As professoras Márcia Stentzler e Roseli B. Klein apresentaram trabalho na Universidade Federal do Pará em Belém, na IX Jornada do HISTEDBR (Grupo de Estudos de História da Educação Brasileira), entre os dias 7 a 9 de julho de 2010. O evento reuniu grupos de trabalho do HISTEDBR (com sede em Campinas- Unicamp) de todo o Brasil discutindo o tema: “O Nacional e o Local na História da Educação”. O objetivo foi promover debates e análises concernentes à articulação da história da educação brasileira com o debate regional e local, em diferentes tempos e espaços. A conferência de abertura foi realizada pelo coordenador nacional do HISTEDBR, o Professor Dr. Dermeval Saviane que discorreu sobre o tema geral do evento ressaltando a importância das investigações locais para o entendimento da História Educacional Nacional. Seguiram mesas de debates sobre outros temas relevantes, comunicações e a reunião geral dos GTs (Grupos de Trabalho) com vários representantes no Brasil. Entre estes o Paraná esteve representado pelo GT de Ponta Grossa (professora Tereza Jussara Leporine), o GT de Cascavel (professor Paulino Orso) e o GT de União da Vitória (professora Márcia Stentzler e Professora Roseli B. Klein).
            A participação em evento deste porte é resultado do trabalho de catalogação de Documentos de História da Educação que vem acontecendo na cidade de União da Vitória e Porto União através Núcleo de Catalogação, Estudos e Pesquisas do HISTEDBR de União da Vitória- PR (NUCATHE). As atividades do NUCATHE iniciaram-se em abril de 2009 por iniciativa das professoras Márcia Stentzler, Roseli B. Klein e Valéria Schena, que organizaram o Grupo de Pesquisa e cadastraram junto ao Cnpq, vinculado a Unicamp, sede do HISTEDBR. O NUCATHE realiza a catalogação de fontes primárias (atas, livros de registros, livros de matrículas escolares...até o ano de 1970) e fontes secundárias (obras relevantes para a educação até 1950). Este é o trabalho realizado por todos os GTs do Brasil e enviado a um Banco de Dados na Unicamp. É uma atividade sem data para findar devido ao grande número de materiais disponíveis, e que será estendido, no futuro, a outros municípios. As instituições que tem os materiais catalogados são responsáveis pelos mesmos, tendo em vista que uma vez catalogados e enviados ao banco de dados ficam disponíveis para pesquisadores de todo o Brasil.

As fotos:

As professoras Simone Flach (UEPG), Roseli B. Klein (FAFIUV), Tereza Jussara Leporine (UEPG), Márcia Stentzler (FAFIUV).
 

 

Professora Roseli B. Klein (FAFIUV), Professora Márcia Stentzler (FAFIUV), Valdemiro Lopes (UFPA), Professor Dr. Dermeval Saviani (coordenador nacional HISTEDBR – Unicamp), Professora Simone Flach (UEPG).

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100