Colegiado de Pedagogia da Fafiuv eterniza a história do ensino local

Através das ações do Núcleo de Catalogação de Documentos Histórico-Educacionais (Nucathe) a intenção é a de manter viva e ampliar o conhecimento da história da educação eternizadas nas páginas dos livros


 
            A tarde chuvosa da segunda-feira, 12, não impediu que as professoras e acadêmicas do Colegiado de Pedagogia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) se reunissem para dar continuidade às ações do Núcleo de Catalogação de Documentos Histórico-Educacionais (Nucathe). Para tanto, a tarde foi dedicada para o acervo da biblioteca do Colégio Estadual Túlio de França em União da Vitória. O local contou com a presença das educadoras que, aficcionadas pela história da educação e apaixonadas pela arte de ensinar, não esperam o tempo passar.  Pelo contrário. O que elas querem é eternizar a história do ensino local.  
          De acordo com uma das coordenadoras do projeto, professora de Pedagogia Ms. Márcia Stentzler, o Nucathe tem por finalidade catalogar documentos e obras relevantes para a História da Educação até a década de 70, e em seguida, também abrigar material significativo para pesquisas na área. “O objetivo é ampliar o conhecimento histórico-educacional através do desenvolvimento da pesquisa histórico-regional, resgatá-la e mantê-la viva”.  
          O acervo da biblioteca do Colégio Estadual Túlio de França que pertenceu a escola normal secundária estão bem preservados. Segundo a professora Márcia, durante o manuseio dos livros foi possível perceber o zelo dos educadores e alunos da época para com o material.
          A professora de Pedagogia Ms. Valéria Schena explica que durante as visitas aos acervos das bibliotecas locais é sempre um estímulo para a equipe do Nucathe. As professoras e acadêmicas participam de uma capacitação no quesito de catalogação, inventário, registro de materiais históricos, limpeza e acondicionamento desses materiais.  
 
 


 
Equipe


          A equipe é formada pelas professoras de Pedagogia Ms. Márcia Stentzler, Ms. Roseli B. Klein e Ms. Valéria Schena.


 
Metodologia


          A atividade de catalogação das fontes primárias e secundárias permitirá que os dados, aqui, levantados contribuam para a formação de um Catálogo Nacional de Fontes da Educação Brasileira. O trabalho, hoje, se encontra centralizado na Faculdade de Educação da Unicamp. A catalogação será feita em bibliotecas, escolas, faculdades e acervos da própria comunidade. A intenção é identificar a obra, incluir palavras – chave e um breve resumo do que se trata a obra. As acadêmicas também contaram com noções sobre a paleografia que é o estudo das escritas antigas para decifrar em especial as datas, sem distorcer nenhum dado; além de manter determinadas informações sob sigilo.
 


Investigação


          A equipe de trabalho tem sede de investigação. A ansiedade é grande para folhear livros e mais livros; além de documentos históricos. Para as professoras, trata-se de um exercício de revitalizar o processo da memória e de saber o que se tem sobre a educação em nossa cidade e onde este material se encontra.  
O Nucathe carrega o propósito da necessidade da preservação desses materiais históricos. Em um primeiro momento as pesquisadoras vão até o local, analisam o material e fazem um inventário. O objetivo não é tirar o material do local, mas sim saber onde eles se encontram. Em um segundo momento todo o material é digitalizado.


 
Documento

          A professora de Márcia Stentzler lembra que as pessoas que possuírem um acervo particular podem entrar em contato com o Colegiado de Pedagogia pelo telefone da Instituição que é o 3521–9100. Os materiais catalogados que interessam a equipe de trabalho do Nucathe são cadernos escolares, atas, jornais escolares, cartilhas antigas, diários escolares e livros didáticos.
 
  


Fotos


Professora do Colégio Túlio de França, Mariane Sohn e as professoras de Pedagogia Ms. Roseli B. Klein, Ms. Márcia Stentzler e Ms. Valéria Schena

 


Professoras e acadêmicas durante as ações do Nucathe
 


 
 
 
 

 


 

 

 

 


Assessoria de Comunicação da Fafiuv
Coordenadora: Ana Paula Such

Acadêmica: Wannessa Stenzel

Assessoria de Imprensa Fafiuv
Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100