Café Literário une sabor e saber

Organizado pela Acupre, equipe do Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu e a Alvi o evento que aconteceu no dia 26 de junho foi um sucesso

 

Bem-vindo ao 1º Café Literário!

          Os artistas e convidados saborearam o gosto pela literatura. O evento que aconteceu no dia 26 de junho, no Restaurante Portal, foi organizado pela Academia de Cultura Precursora da Expressão (Acupre), a Equipe do Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu – Departamento de Letras da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv) e a Academia de Letras do Vale do Iguaçu (Alvi).
          O cardápio contou com exposição e debates de contos, crônicas e poesias de escritores de Língua Portuguesa e apreciadores da área de estudo de Porto União, União da Vitória e região. Os presentes contaram também com a palestra do artista Ulysses Teixeira, além de exposição plástica e apresentações artísticas.
 


Resgate literário
          Os coordenadores do projeto professor Ddo. Caio Ricardo Bona Moreira, professor Esp. Josoel Kovalski e professora Ms. Bernardete Ryba explicam que a idéia do Projeto Memórias Poéticas do Vale do Iguaçu é a de resgatar as manifestações poéticas produzidas na região do Vale do Iguaçu. Para os pesquisadores, a memória é um elemento essencial do que se costuma chamar de identidade, individual ou coletiva.    
 


Atividades
          O projeto que teve inicio em 2009 apresenta previsão para término das atividades em dezembro deste ano. Até lá, a equipe de pesquisadores segue um cronograma, assim dividido:
- Levantamento bibliográfico dos poetas locais; Produção de um roteiro para um vídeo-documentário sobre poesia regional; elaboração do documentário; Montagem de oficinas poéticas tendo como tema a vida e obra dos poetas da região. As oficinas serão desenvolvidas pelos acadêmicos com a orientação dos professores da Fafiuv envolvidos no projeto e serão aplicadas em escolas de União da Vitória e Cruz Machado para as turmas de 8ª séries; Projeção do documentário nas escolas e na comunidade; Elaboração da II Antologia do Vale do Iguaçu, que dará seqüência a primeira, organizada em 1976 pelos professores Francisco Filipak, Nelson Sicuro e Fahena Porto Horbatiuk, do Colegiado de Letras da Fafiuv.
 

 

Confira as fotos do Café Literário

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100