Projeto Catadores da Margem esquerda da Fafiuv apresenta: Dagoberto

 

O curta-metragem conta a história de um morador de União da Vitória. A exibição do vídeo aconteceu durante a Mostra Paraná – Santa Catarina de Cinema

 

            Os integrantes do projeto do Colegiado de História da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) intitulado Os catadores da margem esquerda: Coleta, sobrevivência e identidade no Médio-Iguaçu no início do século XXI – integrante do sub-programa Diálogos Culturais do Universidade sem Fronteiras, deram brilho, cor e vozes para a história de Dagoberto. O segredo da admiração que a história de um coletor de materiais recicláveis pode provocar está em um curta-metragem bem produzido. As cenas foram exibidas para o público de União da Vitória e região durante a programação da Mostra Paraná – Santa Catarina de Cinema, que aconteceu no Cine Teatro Luz entre os dias 27 a 31 de julho.
            O Relações Públicas do projeto, Fernando Gohl, conta que o objetivo principal da equipe é pesquisar histórias de vida e condições de trabalho e sobrevivência das pessoas que têm na coleta de materiais recicláveis seu meio de subsistência nas cidades de União da Vitória e Bituruna. “A partir dos resultados dessa pesquisa o grupo irá produzir um documentário que procure problematizar a situação de vida dessas pessoas e apresentar à sociedade, que em sua maioria vê essas pessoas como invisíveis”.

Dagoberto


            Fernando está orgulhoso com o resultado das pesquisas, até então, do projeto.  Basta olhar para o computador e perceber que ele está repleto de imagens de histórias de vida. Entre as várias histórias, esta a do senhor Dagoberto. “Dagoberto é um morador do bairro São Cristóvão, figura popular em União da Vitória, que faz da coleta de materiais recicláveis, o complemento de sua renda familiar. O documentário de dez minutos mostra uma manhã na rotina deste trabalhador”. O curta-metragem da Fafiuv foi a única produção de União da Vitória exibida durante a mostra.
            Além do curta-metragem, Fernando lembra que em breve será finalizado pela equipe do projeto, o documentário longa-metragem baseado na edição de todo o material filmado ao longo do projeto. O longa-metragem será lançado neste ano. “Também está nos planos da equipe do projeto colocar à disposição da comunidade por meio da Internet e de um livro que já esta em fase de diagramação”, conta.
 
Workshop


            Aprendizado é o que Fernando juntamente com o acadêmicos do 3º ano de História, Elois Alexandre de Paula, participaram nos dias 29 e 30 de agosto do Workshop de Roteiro de Cinema, ministrado pelo roteirista Mario Lopes.
 

Equipe do Projeto
Coordenador:
Jefferson William Gohl
Everton Crema
Orientadores:
Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski
Recém formados:
Fernando César Gohl
Licenciatura em Relações Públicas - UNIUV
Itamara Cris Marchi Licenciatura em História - FAFIUV
José Roberto Corrêa Such - Licenciatura em História - FAFIUV
Graduandos:
Daniele Aparecida Moreira Bueno
Licenciatura em História - FAFIUV
Elois Alexandre de Paula
Licenciatura em História - FAFIUV
Júlio Cesar Jacinto
Licenciatura em História - FAFIUV
Karoline Fin
Licenciatura em História - FAFIUV
Marília Gabrielle Puff
Licenciatura em História - FAFIUV
Serviço: Informações sobre o Projeto Catadores da Margem esquerda da Fafiuv estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.fafiuv.br/detalhe.php?ler=444

 

Fotos

Dagoberto

 

Equipe do Projeto

 

Equipe do Projeto

 

 

Assessoria de Comunicação da Fafiuv
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100