Professora do Colegiado de Geografia e História participa em Buenos Aires do VIII Colóquio de Transformações Territoriais


Congresso Nacional – ponto histórico de Buenos Aires

 

              Entre os dias 25 a 27 de agosto, a Fafiuv, se fez presente em Buenos Aires- Argentina, na 8ª Bienal do Colóquio de Transformações Territoriais, através da professora Soeli Regina Lima.
              O evento é organizado pelo Comitê de Desenvolvimento Regional da Associação de Universidades do Grupo de Montevideo (AUGM), que conta com a participação de pesquisadores do Brasil, Argentina e Uruguai.
              Na oportunidade a professora apresentou sua pesquisa: Permanências e mudanças no campo: uma leitura sobre a desapropriação de terras no Planalto Norte Catarinense (1956-2008), que trata da questão litigiosa entre a União e proprietários rurais, decorrente do ato de desapropriação de terras, ocorrido em 1956, para implantação do Campo de Instrução Marechal Hermes. A área de 7.595 ha., pertencia a 89 propriedades distribuídas entre 68 proprietários rurais. Em decorrência da desapropriação, criou-se entre as famílias a dificuldade de adaptação à nova situação de vida, bem como, uma mudança de ordem econômica e social na região. A pesquisa deu desataque ainda as formas de reivindicação praticada pelos desapropriados (herdeiros) no decorrer dos anos.
              De acordo com a professora o evento foi um momento impar, para refletir sobre o futuro do Mercosul e de diferentes problemáticas dos países que o integram, tais como: desenvolvimento rural e questão agrária, integração de fronteiras, a urbanização, gestão e questões ambientais.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100