Coral FAFI: “A Música na Escola: uma possibilidade didático-pedagógica de inclusão social”

 

           No ano de 2010 O Coral Fafi, iniciou o trabalho de extensão, realizado com a comunidade escolar, do Ensino Fundamental, através do projeto “A Música na Escola: uma possibilidade didático-pedagógica de inclusão social “. São vinte escolas que integram o projeto, localizadas nos municípios de União da Vitória, Paula Freitas e Porto Vitória.
          Fazem parte do projeto os docentes, acadêmicos e ex-acadêmicos do Colegiado de Geografia.
Este projeto busca a inclusão, do maior número, de alunos que estiverem em situação de risco, portanto com IDH-M abaixo do padrão recomendado. Neste sentido, a música caracteriza-se como meio condutor para uma educação integral, pois ela, com sua linguagem universal, trans e interdisciplinar, apresenta possibilidades didático-pedagógicas importantes para atender, além de conteúdos clássicos e/ou tradicionais, conteúdos “ocultos” e formadores da cidadania, provocando sentimentos de identidade social, artístico-cultural e política.
          A estrutura didático-pedagógica e metodológica é organizada e sistematizada, principalmente, no ambiente de laboratório artístico (Coral Fafi) e conta com apoio do Núcleo Regional de Educacional de União da Vitória e Prefeituras inclusas no projeto, do qual tem participação ativa, por meio das escolas estaduais e municipais dos respectivos municípios. As atividades nas escolas ocorrem, preferencialmente, no contraturno favorecendo a participação dos estudantes. Com este projeto o Coral Fafi oferece aos alunos do Ensino Fundamental uma possibilidade de contato musical.

 

Fotos

Momentos do Coral antes das apresentações

 

Momentos dos Ensaios

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100