Abertura da Semana de Filosofia da Fafiuv foi um sucesso


O evento acontece entre os dias 8 e 14 de setembro

 

           O Colegiado de Filosofia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) comemora o resultado da abertura da 3ª Semana de Filosofia. O evento, realizado no Salão Nobre da Instituição, reúne até o dia 14 de setembro acadêmicos de Filosofia, filósofos, educadores e apreciadores desta área de estudo. O tema do evento neste ano é O Sagrado, a Arte e a Filosofia.
            De acordo com o coordenador do Curso de Filosofia da Fafiuv, professor Ddo. Aurélio Bona, o evento trará debates, opiniões e discussões acerca da Filosofia. Disse ainda que o evento proporciona um importante espaço de troca de conhecimentos e experiências. Os palestrantes convidados são renomados pesquisadores em suas respectivas áreas e contribuem para a formação dos acadêmicos. O evento conta com palestras, mesas redondas e comunicações.
            O diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, parabenizou os professores e acadêmicos pela participação em um evento tão grandioso.

Abertura
           A abertura do evento aconteceu na noite da quarta-feira, 08, com os discursos do coordenador do Curso de Filosofia da Fafiuv, professor Ddo. Aurélio Bona e do diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches. Em seguida, houve apresentação de um musical com a recém-formada da Instituição, Emili Suani Machado Marcondes de Albuquerque. A noite também foi marcada pela palestra do professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Manuel Antonio de Castro, intitulada Identidade: Os dois acidentes.

Reconhecimento do Curso de Filosofia

            O professor Aurélio também ressaltou sobre o reconhecimento do Curso de Filosofia e lembrou que a Fafiuv no dia 13 de agosto recebeu a visita de uma comissão para efeito de reconhecimento do Curso de Filosofia. Composta pelos professores Dr. José Luiz Ames (Unioste/Toledo) e o Dr. Mário Candido de Athayde Junior (Seti/Curitiba), que vieram para avaliar se o curso tem condição de formar Professores de Filosofia capacitados para o mercado de trabalho, conforme o processo de avaliação e reconhecimento de cursos superiores do Ministério da Educação (MEC).
             A visita in loco para o reconhecimento do curso iniciou com a reunião entre a direção e comissão avaliadora, ainda entrevista com o coordenador do curso, análise da documentação, visitas à biblioteca, salas de aula, laboratórios e demais instalações e ambientes relacionados ao funcionamento do curso. Ainda aconteceu reunião com os docentes e com os acadêmicos do curso. Foram avaliados aspectos relacionados à formação e habilidade do corpo docente, os acadêmicos do curso e a sua interação com o mesmo.
            O professor recebeu o parecer da comissão que destaca como pontos positivos apontados: a coerência do novo projeto do Curso apresentado; a excelente titulação do corpo docente para uma faculdade e para um curso iniciante; dedicação dos docentes para com o curso; comprometimento com as atividades universitárias e acadêmicos; acadêmicos avaliaram positivamente a qualificação do corpo docente, proximidade com os mesmos, integração e confiança no preparo profissional do curso.
            O documento diz ainda: “considerando, portanto os indicadores e referenciais de qualidade dispostos neste relatório nas orientações do Conselho Estadual de Educação expressas na deliberação 01/2010 nos manifestamos favoravelmente ao reconhecimento do Curso de Filosofia, licenciatura da Fafiuv”.

Curso de Filosofia
            O Curso de Filosofia da Fafiuv iniciou suas atividades em 2007, atendendo à Solicitação feita pelo Chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE) de União da Vitória, que na ocasião apontava para uma grande necessidade educacional da região. Seu principal objetivo é formar professores de Filosofia e Sociologia para atenderem a demanda regional, que aumentou consideravelmente após a aprovação da obrigatoriedade destas matérias no currículo do Ensino Médio.
            Como o Estado do Paraná está implantando estas disciplinas nas três séries deste nível de ensino, este curso tornou-se de suma importância para a Região de União da Vitória que conta com poucos professores habilitados para tal. Neste ano de 2010 a primeira turma do Curso chega ao seu último ano de formação. Por isso, é o ano do reconhecimento do Curso junto a Conselho Estadual de Educação.

          
Programação 3ª Semana de Filosofia

09/09 - Quinta-feira – Palestra
15h - Sessão de Comunicação
19h 30 – Andrey Ivanov (Unesp)
                A oposição entre Bernardo de Claraval e Suger de Saint-Denis em face da arte e da beleza arquitetural

10/09 – Sexta-feira – Palestra
15h - Sessão de Comunicação
19h30 – Olímpio Pimenta (Ufop)
             Arte e Filosofia na formação do “Espírito Livre”

13/09 - Segunda-feira
19h30 – Mesa Redonda

14/09 – Terça-feira
19h30 – Renato Nunes Bittencourt
              Hölderlin e a Sagrada Comunhão
              entre Dionísio e Cristo

 

Fotos

 


Coordenador do Curso de Filosofia da Fafiuv, professor Ddo. Aurélio Bona

 

Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches

 

Apresentações culturais

 

Apresentações culturais

 

Professora de Filosofia da Fafiuv, Ms. Renata Ribeiro Tavares

 

Professor do Colegiado de Filosofia da Fafiuv, Ms. Samon Noyama

 

Público presente no evento

 

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Dr. Manuel Antonio de Castro

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100