Livro organizado por professor da FAFIUV ganha as livrarias européias


            O livro “Escravidão, mestiçagens, populações e identidades culturais”, organizado pelo prof. Ilton Cesar, do departamento de História, juntamente com Eduardo França Paiva da UFMG e Isnara Pereira Ivo da UESB está sendo comercializado por livrarias européias especializadas em Historiografia Brasileira, como é o caso das livrarias Céfiro, em Sevilla, Chandeignne e Librairie Portugaise em Paris.
            O livro é parte dos projetos desenvolvidos desde 2005,  pelo Grupo de Pesquisa Escravidão e Mestiçagens, coordenado pelos professores Eduardo França Paiva e Douglas Cole Libby, do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também realiza congressos bianuais de caráter nacional. Os textos apresentados nesses encontros, pelos pesquisadores pertencentes ao grupo, são publicados.
O primeiro livro, intitulado “Escravidão, Mestiçagem e Histórias Comparadas”, foi publicado em 2008, resultado do I Congresso, na cidade de Belo Horizonte, em 2005. Já em 2007 os pesquisadores se reuniram em união da Vitória no Paraná e daí surgiu a obra “Escravidão, Mestiçagens, Populações e Identidades Culturais”, que foi lançado no mês de agosto em Vitória da Conquista.
           Os dois livros, publicados em parceria entre a Uesb e a UFMG, tiveram uma grande recepção por parte da comunidade acadêmica. O primeiro, inclusive, passou por uma segunda impressão, apenas três meses depois de ser lançado e a segunda obra também está sendo bem vendida. Outro fato que comprova a qualidade das publicações é que elas estão sendo comercializadas nas livrarias Céfiro, em Sevilla, e Chandeignne e Librairie Portugaise, em Paris, ambas especializadas em Historiografia Brasileira na Europa.
           Como afirmou a professora Isnara Pereira Ivo: “A circulação de obras brasileiras em livrarias europeias é extremamente importante, principalmente do ponto de vista institucional. Este é um indicativo de que a Uesb está no caminho certo, investindo no fortalecimento institucional e acadêmico”. Se isso vale para a UESB, vale igualmente para a FAFIUV, que vem construindo uma política de valorização da pós-graduação para a formação de seu corpo docente e, num futuro, projeta a criação de seus próprios cursos de pós-graduação stricto sensu.
           No livro além da organização e do texto do professor Ilton temos ainda a colaboração do prof. Caio Bona do Departamento de Letras, com o texto Dario Vellozo e questão da mestiçagem: Brasil, uma nova Atlantida”.
Em 2011 é a previsão para o lançamento do próximo livro, intitulado “Escravidão e Mestiçagens: ambientes, paisagens, espaços”, fruto do Congresso que foi realizado em abril deste ano, no Rio de Janeiro. As publicações do Grupo propõem releituras feitas sobre a escravidão no Brasil, desfazendo teses antigas e retomando outras que ficaram engessadas durante muito tempo nas prateleiras e que hoje têm sido valorizadas na historiografia.

Adaptado por Ilton Cesar do original produzido por Flávia Mota.

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100