ANPED SUL -2010 VIII Seminário de Pesquisa da Região Sul

TEMA: FORMAÇÃO, ÉTICAS E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA, QUAL EDUCAÇÃO?

 

           O Seminário de Pesquisa na região sul é uma iniciativa dos três estados da região sul do Brasil, e se realiza de dois em dois anos. Este ano o evento aconteceu de 18 a 21 de julho. Trata-se de um evento itinerante, sediado por uma das instituições que possui curso de pós-graduação na região. A presente edição foi sediada pelo programa de Educação da Universidade Estadual de Londrina no Paraná. A denominação ANPED SUL se deve ao vinculo e ao caráter das reuniões anuais da Anped – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
           Nesta edição os pesquisadores da região foram desafiados a refletir sobre a questão da “FORMAÇÃO, ÉTICAS E POLÍTICAS: QUAL PESQUISA, QUAL EDUCAÇÃO”? Segundo os organizadores do evento a escolha do tema se deve ao fato de ao ano 2010 sinalizar o fim de uma década, e o inicio de outra, além de ser marcado por uma série de eventos, dentre os quais se destacam a Conferência Nacional de Educação, os associados à avaliação e elaboração de metas para o Plano decenal de Educação para o próximo decênio. E no tema geral do evento teve-se como  intenção discutir e promover um balanço sobre os rumos da educação, apresentando as pesquisas paradigmáticas em cada um dos eixos temáticos, e que contribuem na reflexão e analise no referido evento.
            A temática defendida nesta edição da Anped Sul, pela professora Valéria Ap. Schena, do colegiado de Pedagogia, da Fafi/UV, em conjunto a orientadora Vânia Beatriz Monteiro da Silva (UFSC), diz respeito ao eixo da didática com a temática de estudo da dissertação: CONDIÇÕES DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DAS PROFESSORAS: Um Estudo na Rede Municipal de Educação de Porto União – SC, onde pode-se abordar sobre elementos da atuação de professoras que trabalharam no universo da Escola Multisseriada no início de sua carreira profissional e que, agora, lecionam numa classe seriada no Ensino Fundamental. Diante desta composição foi possível apreender as atividades que compõem as condições pedagógicas das professoras dos anos iniciais, centralmente com questões voltadas ao ensino, à formação continuada, ao tempo de aprender e de ensinar e às mediações que acontecem na atuação das professoras junto aos alunos. A aprendizagem é destacada como núcleo do trabalho pedagógico. As condições do trabalho pedagógico na escola remetem a um olhar de construção teórico-prática, no qual se configuram várias articulações, sejam de ordem afetiva, cognitiva ou social, que ora auxiliam, ora interferem no processo de ensino-aprendizagem. Percebeu-se ainda, com relação às condições pedagógicas, que é extremamente relevante para as professoras a valorização do seu trabalho, seja por parte da família, por parte dos governantes ou dos próprios alunos.
            Percebe-se que participar de um evento desta natureza traz inúmeras contribuições, no campo da pesquisa e em especial profissional, pois é o momento de compartilhar os saberes e os fazeres da prática docente.

 

 

 

PROFESSORA Ms. VALÉRIA AP. SCHENA
JULHO/2010

 

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100