Seja bem-vindo à Semana da Cultura da Fafiuv


  A abertura do evento na noite de ontem, 27, no Cine Ópera foi um show de conhecimento e cultura


 
            Uma semana dedicada à troca de experiências, conhecimento e cultura. Este é o perfil da 24ª Semana da Cultura realizada pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). A abertura do evento aconteceu na noite de segunda-feira, 27, e reuniu no, Cine Teatro Ópera de Porto União, centenas de pessoas entre acadêmicos, professores, funcionários e comunidade local. O encerramento acontece na sexta-feira, 1º de outubro.
            O evento, que é realizado anualmente, envolve os nove cursos de graduação que são: Ciências Biológicas, Filosofia, Geografia, História, Letras Português / Inglês, Letras Português / Espanhol, Matemática, Pedagogia e Química.
O diretor da Fafiuv, Valderlei Garcias Sanches, afirmou que o principal objetivo do evento é a integração entre os professores, acadêmicos e comunidade, além, é claro, de um show de conhecimento e cultura.
 
Abertura
            A primeira noite do evento trouxe resultados animadores. É algo como um convite para participar das próximas quatro noites. Tudo isso, porque a Semana da Cultura conta com uma programação especial. Cada noite é composta por uma palestra seguida de uma apresentação cultural.
            De acordo com o diretor a característica e a própria função social da Faculdade vêm exatamente com esta abertura das portas para a sociedade. Simultaneamente, os acadêmicos também contam com um diferencial, que é sair da sala de aula para participar de um evento cultural.
            Para tanto, a conferência de abertura foi ministrada pela Professora Mda. Rosa Margarida de Carvalho Rocha. O tema explorado foi Educação para as Relações Étnico-raciais: pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. A educadora é Assessora Especial da Secretaria de Estado de Educação do Paraná e da Secretaria Municipal de Educação de Sabará-Minas Gerais.
            A conferência esteve voltada às inúmeras dificuldades e incertezas vividas pelos professores, proporcionando reflexões sobre o dia-a-dia do docente, seus saberes e sua prática num movimento de construir e reconstruir a sua realidade no exercício da docência.
            Em seguida, o público aplaudiu a apresentação musical da Banda Sinfônica Santos Anjos que brindou a noite com um repertório especial.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 28 de setembro
Conferência: Doenças Transmitidas por Alimentos.
Palestrante: Dr. Natal Jataide Camargo.
Médico Sanitarista – Diretor de Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde do Estado do Paraná.
Apresentação Musical: Grupo Folclórico Ucraniano Kalena 

Dia 29 de setembro
Conferência: Diversidade Cultural: Identidade e educação.
Palestrante: Professora Drª. Teresa Jussara Luporini
Coordenadora de Mestrado em Educação PUCPR – CPEA/Palmas – PR e Coordenadora de Gestão Educacional da Secretaria Municipal de Ponta Grossa - PR.
Apresentação Musical: Délcio Tavares
 
Dia 30 de setembro
Conferência: De onde vêm as palavras.
Palestrante: Professor Dr. Deonisio da Silva
Pró-Reitor de Cultura e Extensão da Universidade “Estácio de Sá” – Rio de Janeiro.
Apresentação Musical: Grupo Kanoa

Dia 1º de outubro
1º Festival de Música da Fafiuv: mostra de talentos musicais da comunidade acadêmica da Fafiuv

 

Serviço: Inscrições por noite: R$ 10 reais
Local do evento: Cine Ópera – Porto União / SC

 

Fotos


Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches e a Vice-diretora, professora Ms. Leni Trentim Gaspari

 

Da esquerda para a direita: Salete Tonon, que na ocasião representou o chefe do Núcleo Regional de Educação de União da Vitória José Jackiw, Luis Carlos Lopes, diretor da Escola Estadual José de Anchieta, Vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Trentim Gaspari, Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, Professora da Fafiuv, Ms Liliam Heinen e a Secretária de Educação de União da Vitória, professora Marli Brugnago

 


Coral Universitário Fafiuv

 


Público presente

 


Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches proferindo o discurso de abertura do evento

 


Conferencista: Professora Mda. Rosa Margarida de Carvalho Rocha

 


Banda Sinfônica Santos Anjos

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação
Coordenadora: Ana Paula Such
Acadêmica: Wannessa Stenzel  

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100