PROFESSOR ANTONIO MARCIO HALISKI CONCLUI MESTRADO NA UEPG

        No dia 02/08/2007 ocorreu nas dependências da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) a defesa de mestrado de Antonio Marcio Haliski, no programa de mestrado em Ciências Sociais Aplicadas, com a dissertação intitulada "Arranjo Produtivo Local das Gêmeas do Iguaçu: Uma alternativa para o Desenvolvimento territorial?". Na pesquisa, o objetivo geral é analisar o projeto APL desses municípios, como uma alternativa para o desenvolvimento territorial. O enfoque principal foi na cooperação. Opta-se por focar a discussão na dificuldade de cooperação que existe entre os empresários e/ou pessoas envolvidas no APL. O trabalho foi aprovado pelos seguintes membros da Banca examinadora: Dr Luiz A. G. Cunha (orientador), Drª Danuta E. Cantoia Luis, e o professor PHD Marcos A. Saquet.
        Para Haliski, estudar sobre desenvolvimento econômico é uma forma de contribuir para o entendimento de como isso ocorre e quais os seus principais entraves. Tem-se interesse nessa discussão, visando, quiçá, contribuir teoricamente para que projetos de desenvolvimento econômico sejam aplicados a realidades que lhes são próprias, e desse modo, que sejam exeqüíveis. Esse é o motivo de estudar a temática.

        O professor Antonio Marcio Haliski é professor do colegiado de Geografia da FAFI, onde ministra disciplinas no campo da Geografia Humana. Também atua no ensino fundamental e médio do Colégio Visão lecionando as disciplinas de Geografia e Sociologia. É professor dos cursos de especialização em Agronegócios da UNIGUAÇU com a disciplina "Novos Negócios na Agricultura Familiar" e da especialização em Ciências Humanas da EDUCON (Sociedade de Educação Continuada - Uma parceria da FAEL de Lapa PR, Educon de Curitiba PR e UNITINS do Tocantins), ministrando as disciplinas de Tendências Metodológicas no Ensino da Geografia, Epistemologia da Geografia e Multiculturalismo e Inclusão Socioeducacional.

Arranjo Produtivo local das Gêmeas do Iguaçu: Uma Alternativa para o desenvolvimento Territorial?

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100