Metáforas da vida retratadas em versos e prosa

 

           A acadêmica do 2º ano do Curso de Letras Português/Inglês, Adriana Bueno de Oliveira, lançou o livro ‘Os Segredos do Mar – História e Poesia’, na última sexta-feira (22). A autora, natural e cidadã de Canoinhas (SC), depois de um ano escrevendo e ilustrando, publicou sua obra na Livraria Atelier  da Leitura. O lançamento contou com o apoio do proprietário da livraria, professor Atílio Augustinho Matozzo, e presença de vários acadêmicos. Numa conversa rápida a autora contou um pouco sobre seu trabalho.

FAFI/UEPR* – De onde veio a ideia de escrever o livro? O que te motivou?
Sempre gostei de escrever, desde quando estudava no primário. A ideia veio de forma natural, quando vi estava escrevendo essa história, que surgiu num momento em que eu estava vivendo uma grande transição. O que me motivou e motiva a escrever sempre é a vida, tanto pelo que ela me oferece de bom e bonito, quanto também pela necessidade e gratidão que tenho de responder a ela e as pessoas. Eu sempre me senti muito amada pela vida e escrevendo encontro uma forma de partilhar esse amor.

FAFI/UEPR – Por que escrever um livro?
Quando escrevi essa história, há seis anos atrás, eu não tinha a intenção de fazer um livro. A ideia do livro veio depois do trabalho pronto quando alguns amigos que leram gostaram e começaram a alimentar essa ideia em mim.

FAFI/UEPR – É um conto? Uma história com fatos reais? Um romance? Em que gênero podemos enquadrar sua obra?
Nesta história há poesias intercalando os capítulos da história, a qual possuí um enredo que prende o leitor do começo ao fim.

FAFI/UEPR – Por que o nome ‘Os Segredos do Mar – História e Poesia’? Foi a primeira sugestão, ou houve outras ideias e depois decidiu-se por esse nome?
O nome, Os Segredos do Mar – História e Poesia, foi o título que coloquei desde o começo. Ele quer mostrar o que contém a história, revelando alguns segredos dessa metáfora da vida.

FAFI/UEPR – Percebo que o mar é uma paixão descrita nas linhas de sua obra. Isso é sua paixão também que foi levada para o livro?
Sim. O mar tem uma simbologia forte em minha vida e, embora eu tenha conhecido o mar pela primeira vez com mais ou menos dez anos, desde muito pequena eu sonhava com ele sempre perto de mim. No mar eu encontro Deus ‘disfarçado’ e contemplo nele toda a sua plenitude e o amor que Ele sente por nós. Mas sei que Ele é muito mais do que isso e está em minha vida através de tudo e de todos. Como diz uma frase que gosto muito: “Toda vez que olhar o mar ame a Deus por mim”.

FAFI/UEPR – Qual é a moral, o significado desses 'segredos do mar'? Como você espera que sua obra seja interpretada pelo leitor?
A história oferece muitas possibilidades de interpretação, isso depende do momento de cada um. Eu, por exemplo, sempre que a leio vejo coisas novas dentro de mim através das mesmas palavras e é uma leitura que busco sempre porque me faz crescer.

FAFI/UEPR – Como você avalia sua obra? Acredita que qual o principal motivo para que seja lida?
Como eu avalio esta obra? Não sei. Mas gostei muito do que escrevi e do que descobri a partir dela.

FAFI/UEPR – Se possível me transcreva um trecho, com 2 a 3 linhas que você mais gosta na obra? E explique por quê?
Eu gosto de cada frase que escrevi, cada capítulo, cada ilustração porque tudo foi vivido com muita intensidade e coragem, coisas que deixaram marcas eternas em mim.
FAFI/UEPR – Faça um comentário geral sobre sua obra.
Este trabalho nasceu da busca do amor e da verdade e há muito mais coisas escritas aqui que estão nas entrelinhas e que só poderão ser percebidas se, quem ler, tiver este mesmo objetivo também.

FAFI/UEPR – Quanto custa? Por que o lançamento foi feito no ‘Atelier da Leitura’ do professor Atílio e como foi a receptividade do lançamento?
O convite para o lançamento veio do professor Atílio, na sua livraria ‘Atelier da Leitura’, o qual me deixou muito feliz por este apoio e pela oportunidade. O livro pode ser encontrado na livraria, ao custo de R$ 13,00.

Serviço:
Atelier da Leitura Livraria
Rua Visconde de Guarapuava, 34 - Sala 01 - Centro
União da Vitória - Paraná - CEP. 84.600-000
Tel. (42) 3522 - 1621 Cel. (42) 8852 – 0976

*Entrevista concedida ao jornalista Sidnei Muran

 

Fotos

 

Acadêmica do 2º ano do Curso de Letras Português/Inglês, Adriana Bueno de Oliveira

 

Acadêmica do 2º ano do Curso de Letras Português/Inglês, Adriana Bueno de Oliveira

 

Assessoria de Comunicação  de Imprensa
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Acadêmico: Sidnei Muran

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100