Fafiuv vai integrar a nova UEPR

O Diretor da Instituição, Bel. Valderlei Garcia Sanches, recebeu a notícia no dia 20

 

           A Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv) tornou-se Campus da Universidade Estadual do Paraná (UEPR). O governador do Estado, Orlando Pessuti, juntamente com o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, e o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, assinou no dia 20 de outubro, no Palácio das Araucárias, o projeto de implantação da UEPR.
            A Fafiuv fará parte da UEPR com mais seis faculdades: Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar).
           O presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, Zeferino Perin, salientou o trabalho dos diretores e professores das faculdades para constituir o estatuto da nova universidade, respeitando as diferenças regionais e institucionais de cada uma.
           Durante a solenidade, o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, ressaltou que a UEPR é um instrumento do Estado para o desenvolvimento regional. “É a socialização do saber, geração de renda e emprego”.
           O diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, que esteve acompanhado de representantes da Instituição (professores, funcionários e acadêmicos) acredita que a criação da UEPR representa o avanço do Ensino Superior.
 
UEPR
           A UEPR é a sétima universidade pública do Estado. As sete faculdades que a compõem vão se transformar em Centros Universitários, atendendo 12 mil estudantes. A UEPR nasce com 800 professores e 200 agentes universitários, torna-se a terceira maior universidade do Paraná. A sede funcionará em Curitiba e, entre dois e três anos, haverá eleição direta para reitor, que no momento será temporário e escolhido pelos diretores.
 
 Fonte: tribunadointerior.com.br

 

Fotos

Governador do Estado, Orlando Pessuti, durante a assinatura do projeto de implantação da UEPR

 

Diretor da Fafiuv, Bel. Valderlei Garcia Sanches, juntamente com demais educadores no Palácio das Araucárias

 

 

 

 

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação    
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100