Dr. Rodrigo Vasconcelos Machado ministra palestra sobre Literatura e Fotografia

A palestra reuniu na sexta-feira, 22, no Salão Nobre da Fafiuv, professores e acadêmicos do Colegiado de Letras

 

            O professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Rodrigo Vasconcelos Machado, mais uma vez atraiu o público com seus ensinamentos e repetiu o sucesso da conferência ministrada há um ano na Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv). Desta vez, o educador explorou o tema Literatura e Fotografia: uma possível aproximação. A palestra aconteceu na sexta-feira, 22, no Salão Nobre da Instituição, reunindo professores e acadêmicos do Colegiado de Letras.
            A palestra esta vinculada à Jornada de Estudos Literários e Lingüísticos do Vale do Iguaçu (JELLVI) que neste ano está sendo estendida ao longo dos semestres, fechando num ciclo de 40h.
            A vice-diretora da Fafiuv, professora Ms. Leni Trentim Gaspari, fez-se presente durante a conferência, onde na ocasião representou o diretor Bel. Valderlei Garcia Sanches.
Na mesma noite apresentou-se o Quinteto Instrumental Gato Seco de União da Vitória, com o Maestro Ezequiel Skrepetz.  
 
Drama dos mineiros no Chile
            Para dar inicio a conferência, o professor Rodrigo apresentou para os presentes um slide que constava de 33 perfis de homens. O educador questionou sobre quem eram eles. Conversa vai, conversa vem. Os rostos referiam-se aos trabalhadores que ficaram soterrados por 69 dias a 700 metros de profundidade em uma mina de ouro e cobre no norte do Chile. O professor Rodrigo salientou que o drama dos mineiros no Chile ficou conhecido no mundo todo. Segundo ele, os rostos dos chilenos são imagens reveladoras de muitas histórias. “O fato é que depois do incidente as vidas destes chilenos passaram a ter outras significações. A questão da imagem perpassa algum tipo de texto. Estes homens tornaram-se testemunhas de textos ficcionais, ou seja, homens narrativos possuidores de inúmeras histórias, que envolvem vidas”.

Apreensão do instante
            O doutor Rodrigo explanou ainda sobre as inter-relações entre literatura e fotografia, com o objetivo de examinar os principais pontos em comum dessas duas manifestações artísticas, aparentemente, muito diferentes uma da outra. Afirmando que a fotografia é a arte mais próxima da poesia, foi estabelecido momento histórico e os desdobramentos estéticos que tornam possível o estabelecimento dessa relação, a partir da análise de textos literários.

Currículo 
           Rodrigo possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e doutorado em Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor adjunto III da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Ibero-americanas, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura e Erotismo Literatura e Fotografia, Teatro Hispano-americano contemporâneo, Literaturas Espanhola e Hispano-americana.

 

Fotos


Conferencista Dr. Rodrigo Vasconcelos Machado e a coordenadora do Colegiado de Letras, professora Ms. Bernardete Ryba

 


Conferencista Dr. Rodrigo Vasconcelos Machado

 


Público presente

 

Quinteto Instrumental Gato Seco

 

Assessoria de Comunicação  de Imprensa
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100