PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO PDI DE GUARAPUAVA VISITAM A FAFI PARA RELATO DE EXPERIÊNCIAS

        Estiveram na FAFI no dia 03 próximo passado os professores Ms. Adnilson José da Silva e Dr. Fernando Franco Neto, onde relataram ao grupo responsável pela construção do PDI e PPI da FAFI a experiência da Universidade do Centro Oeste.


Dr. Fernando Franco Neto


Ms. Adnilson José da Silva

        No limiar do terceiro milênio, o ensino superior vem passando por grandes modificações, ampliações e reestruturações. Este processo exige o delineamento de reflexões do fazer universitário e se constitui em desafios para a formulação de diretrizes para a manutenção da tridimensionalidade da Universidade: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O imperativo que se impõe às Instituições comprometidas com as inovações e com o atendimento das necessidades do mercado é o desafio de reinventar-se a partir das propostas do Ministério da Educação por meio da Lei 10.861/2004 que estabelece o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
        Assim, por meio de um esforço coletivo para uma primeira instância cumprir uma exigência natural do Ensino Superior, posta pela própria natureza da instituição, ou seja, a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e a produção do conhecimento as comissões do PDI e do PPI da FAFI, tem realizado um excelente trabalho na construção e revisão dos respectivos documentos.
        O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de duração plurianual, define diretrizes específicas, metas e projetos a serem desenvolvidos em determinado período de tempo, em geral de 5 a 10 anos, em perfeita consonância com a missão institucional estabelecida. Portanto, é um instrumento de planejamento para dar conseqüência às diretrizes do Projeto Pedagógico Institucional/PPI.
        O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) estabelece a missão, a vocação, os objetivos, os princípios e as diretrizes de uma instituição educacional de ensino superior. É um instrumento substantivo que delineia os caminhos da instituição, ter caráter permanente. Constitui-se no elemento-chave da gestão acadêmica, mantendo coerência e articulação com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC's).
        A construção desses documentos obedece a requisitos da gestão organizacional. Qualquer organização, de qualquer natureza, necessita ser planejada. O que quer dizer: saber o que se quer dela, para onde a organização deve ir, para que e a que serve e esses quesitos foram discutidos pelas duas instituições. A reunião mostrou-se bastante proveitosa para a FAFI e UNICENTRO onde foram discutidos a construção dos documentos PDI e PPI, revelando um estágio avançado na FAFI.
        Designados pela Portaria 013/2007-GD, os servidores abaixo compõem as comissões, conforme segue:

PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
        - Elizabete de Fátima dos S. Gomes Empinotti - Presidente
        - Rosana Beatriz Ansai - Membro
        - Armindo José Longhi - Membro
        - Lílian Maria B. Heinenn - Membro
        - André da Silva Bueno - Membro

PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL - PPI
        - Ilton César Martins - Presidente
        - Jefferson William Gohl - Membro
        - Aurélio Bona Júnior - Membro
        - Karim Siebeneicher Brito - Membro
        - Michele Regiane Dias - Membro

        A FAFI agradece a presença dos professores Ms. Adnilson José da Silva e Dr. Fernando Franco Neto e espera um breve retorno para novas discussões.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100