Miss simpatia da Afati revela como transformar a terceira idade na Melhor Idade


 
             A simpática Júlia Rucinski, que faz parte da Associação da Faculdade da Terceira Idade (Afati) da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), não pensou duas vezes para dizer que deseja ter um envelhecimento tranquilo e saudável. Aos 76 anos de idade, dona Júlia, como é conhecida, considera-se uma mocinha de 20 anos.
            Sua energia vai além das palavras. Em menos de um minuto, dona Júlia é capaz de fazer inúmeras atividades ao mesmo tempo. Ela conversa, diverte os amigos, dança e esbanja alegria. A história dela é exemplo de amor pela vida. Pois, segundo ela, a cada comemoração de seu aniversário representa mais um ano de vida, o que significa dizer, mais um ano de vida bem vivido.
            Esta história de “velhice” para ela é balela. “Velhice não existe. O que existe é a vida. Devemos viver cada etapa da nossa existência com muito amor”, afirma.

 Júlia, a famosa
           Júlia é famosa na sua cidade de morada que é Porto União. Lá, ela é conhecida pela sua beleza. Vencedora do concurso da Mais Bela Idosa do município, Júlia foi além. Representou em 2006 o município no concurso da Mais Bela Idosa de Santa Catarina, em Balneário Camboriú. Charme foi o que não lhe faltou. Ela encantou aos jurados com a beleza dos curtos cabelos grisalhos que aliado com os adereços em tons de prata embelezou ainda mais o brilho dos seus olhos. O título conquistado foi o de Miss Simpatia. Também pudera, esta é uma virtude que não lhe falta. “Eu conheço toda a cidade de Porto União por isso aonde eu vou tenho um amigo”.
 

 

A melhor fase, a da melhor idade  
           Júlia considera a fase que vive hoje como a melhor idade. Ela explica que dispõe de tempo para fazer tudo o que gosta. Em especial, confeccionar lindos colares feitos com miçangas. Ela considera o trabalho que faz como a “melhor idade fazendo arte”, pois melhora a sua qualidade de vida e ainda lhe oferece perspectivas de renda. Ah! Sem esquecer que dona Júlia se distrai com o seu quintal, que para ela é uma terapia.

  Segredo da melhor idade
           A Miss Simpatia faz questão de divulgar o segredo da melhor idade:
- Ser boazinha;
- Amizade;
- Ajudar o próximo;
- Ter bom coração.

  Qualidade de vida
            A história da dona Júlia é apenas uma entre milhares histórias espalhadas pelo Brasil de pessoas acima de 60 anos que buscam a qualidade de vida na melhor idade. O objetivo desta reportagem foi mostrar que é possível ter uma vida centenária com saúde e disposição. Isso tudo depende de você! 

 

Fotos

Simpática Júlia Rucinski

 

 

Assessoria de Comunicação  
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100