5º Simpósio de Geografia da Fafiuv reúne estudiosos do espaço geográfico


O evento aconteceu entre os dias 16 a 20 de novembro, no Salão Nobre da Instituição

            Acadêmicos e professores do Colegiado de Geografia da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), participaram entre os dias 16 a 20 de novembro, de um importante evento que se constituiu em um espaço consolidado de discussão e produção de conhecimentos. Estamos falando do 5º Simpósio de Geografia, que neste ano abordou o tema Impressões Geográficas Regionais.
            Composto por palestras, apresentação de trabalhos científicos na Geografia e áreas afins, além de oficinas e mini-cursos, o objetivo do evento foi o de promover o debate e a socialização de estudos e de propostas de ação relacionados ao ensino e ao confronto de teorias diversas na ciência geográfica, bem como estimular e ampliar a produção acadêmica.
            Para a professora Ms. Alcimara A. Föetsch, que juntamente com o professor Ms. Sérgio Roberto Ferreira dos Santos coordenaram o evento, acrescentou que o Simpósio fez parte de um projeto que teve início em 2006 na Instituição. Pois a idéia do projeto é de divulgação, debate de idéias e conhecimentos pertinentes ao campo do conhecimento geográfico. “É uma oportunidade de conhecer e refletir sobre as teorias e aspectos ligados à realidade onde se vive e se ensina”.


Abertura


            A abertura do Simpósio, realizada na noite da terça-feira, 16, no Salão Nobre da Instituição, contou com temas de motivação, avaliação e ensino. Após a fala da professora do coordenador do Curso de Geografia, professor Ms. Paulo Sérgio Meira Rocha, que aproveitou a oportunidade para dar início ao evento e agradecer a presença dos acadêmicos, professores e simpatizantes da área e, ainda homenagear ao cinquentenário da Fafiuv, a professora Drª Cicilian Luiza Löwen Sahr (UEPG-UFPR), iniciou a palestra. A professora explorou o tema Populações Tradicionais e Políticas Públicas.
           Na quarta-feira, 17, o professor Profº Dr. Luiz Carlos Basso (UNICENTRO), falou sobre A Importância da Ciência Geológica nas Licenciaturas de Geografia.
          A noite da quinta-feira, 18, ficou por conta da Introdução ao lançamento do livro do Colegiado de Geografia da Fafiuv - Profº Dr. José Fagundes. As atividades foram marcadas por Mesa-redonda: Reflexões acerca das temáticas e artigos que compõe o livro: Abordagens Geográficas Regionais: Sociedade, Natureza e Ensino - Professores do Colegiado de Geografia da FAFIUV. Quem coordenou os trabalhos foi a Profª Ms. Helena Edilamar Ribeiro Buch.
            Na sexta-feira, 19, os acadêmicos e professores reuniram para as Sessões de Comunicações Científicas. Também para a noite foi programada uma oficina: Introdução a Astronomia Observacional, que aconteceu no Observatório Andrômeda – Morro do Cristo de União da Vitória.
            Já, as atividades do sábado, 20, foram marcadas por Oficinas Temáticas: Comunidades Tradicionais: Sistema Faxinal (Prof. Ms. Alcimara A. Föetsch); Ambientes Cavernícolas Areníticos: Espeleologia Básica (Felipe Mansur Pimpão & Paulo Marcelo Scheidt - Socorristas do Grupo de Espeleologia FAFIUV); O Uso do Sistema de Posicionamento Global em Trabalhos de Campo Interdisciplinares (Prof. Esp. João Maria Maciel Fidel); Técnicas de Coleta de Fósseis em Sedimentos da Formação Rio do Sul (Prof. Ms. Sérgio Ferreira dos Santos)


          
Geografia
            A “Geografia é a ciência do presente que contribuiu para pensar o espaço enquanto uma totalidade na qual se passam todas as relações cotidianas”.

 

Serviço: Informações sobre o evento podem ser obtidas no endereço eletrônico http://simposiogeofafi.blogspot.com/

 

Confira os melhores momentos do evento


 

Assessoria de Comunicação  
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100