PROJETO "SEMPRE É TEMPO DE SABER"

        O Projeto nasceu em 2005 de uma parceria entre Prefeitura de Porto União, FAFI, IEPS e Departamento de Educação com o intuito de alfabetizar integrantes da "Melhor Idade" de Porto União. A efetivação da prática acontece todas as quartas e sextas-feiras pela manhã nas dependências da FAFI, onde os inscritos recebem aulas personalizadas atendendo a demanda de cada um, monitorados por acadêmicos do curso de Pedagogia e coordenado pela Profª Liris Kröni Guerra e pela Profª Vanessa Jakimiu.
        O referido projeto conta com três turmas distintas exigindo métodos e técnicas diferenciadas. Uma turma sob a responsabilidade da acadêmica Cibele Cristina Ferreira, do 4º ano de Pedagogia, é trabalhado tudo o que constituiu o seu universo vocabular e pela premente necessidade: seu nome, nome das pessoas da família, documentação pessoal, produtos que necessitam comprar, sua história de vida, suas dificuldades, projetos, etc. Para os integrantes que já dominam a leitura e a escrita, sob a responsabilidade do acadêmico Carlos Eduardo Krebs Anzolin, do Curso de Letras, que objetiva atender as reais necessidades práticas (ortografia, vários gêneros textuais, literatura, pesquisa sobre a História do Brasil e de nossa região) para melhor, contextualizar a sua história de vida. Além disso o referido projeto conta com 18 adultos da comunidade, que recebem noções básicas de informática contando com Ana Paula Casanova, Sandra Luiza Bonoto e Genilce Bonatto Kziozek.
        É muito gratificante constatar pessoas na Melhor Idade que não somente têm interesse em festas, viagens, bailes, mas também labutar em uma sala de aula para garantir um melhor conhecimento do mundo em que vive, da sociedade e de si mesmo, pesquisando, escrevendo, digitando e ampliando horizontes, desencadeando atitudes de transformação e libertação para a construção e exercício da plena cidadania.

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100