Professor da Fafiuv é aprovado para o Curso de Doutorado em Geografia da UFPR


A Influência de Gramsci na Geografia Crítica Escolar Brasileira é o título da tese defendida pelo professor Marcos Antonio Correia
 


            Na sala dos professores, nos corredores, no trajeto de sua casa para o trabalho ou mesmo nos momentos de descontração, não faltaram abraços apertados e cumprimentos para o professor da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras (Fafiuv), Marcos Antonio Correia. Os abraços e os cumprimentos tiveram uma comemoração muito especial. Pois no dia 9 de outubro na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o professor Marcos defendeu a proposta da sua tese de doutorado em Geografia.  A notícia da aprovação veio no dia 22 de novembro.
          O estudo da influência gramsciana na elaboração de uma geografia crítica escolar brasileira mostra a densidade universal das idéias deste pensador italiano que está direta ou indiretamente presente nas formulações teóricas sobre a educação no “mundo ocidental”. “Na geografia brasileira ela pode ser notada discretamente nos documentos oficiais que norteiam as bases legais e as abordagens didático-metodológicas no ensino de geografia”, explica.
            Para a geografia escolar crítica contemporânea é de fundamental importância que sejam apontados e situados os principais contextos do pensamento marxianos de Gramsci; que auxiliem numa transposição de categorias clássicas da geografia como: paisagem, região, lugar, território, natureza e sociedade, além de proposições a exemplo de Estado, que pode perpassar epistêmica, ética e politicamente os conceitos e temas geográficos ensinados no Ensino Básico, excepcionalmente, na 3.ª série do Ensino Médio a qual será tratado como estudo de caso na referida tese.

Currículo Marcos Antonio Correia
            Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Geografia Física - Meio Ambiente pela UFPR; Especialista em Metodologia da Ciência pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Curitiba; Especialista em Metodologia do Ensino da Arte pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Possui graduação em Geografia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Atualmente é professor efetivo na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná e professor titular da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória. Experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: epistemologia e metodologia da geografia, geografia regional, geografia escolar, educação, ensino e música.
 

Foto


Professor da Fafiuv, Marcos Antonio Correia

 

Assessoria de Comunicação   
Coordenadora: Ana Paula Such  
Acadêmica: Wannessa Stenzel   

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100