Curso de História continua sua trajetória de bons resultados


           No ano de 2008 o curso de História da FAFIUV alcançou o 1º lugar do Estado do Paraná no ranking do Exame Nacional de Cursos (ENADE). O resultado foi muito festejado, afinal de contas, o curso de História colocou-se como o 2º da região sul e 14º de todo o Brasil. No ano de 2010 o curso inovou e deu provas de que o resultado no ENADE não foi mero acaso. Primeiramente o Colegiado de História propôs a alteração da sua matriz disciplinar, para dar conta, entre outras coisas, do Ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira, exigência da lei 10639/03. Da mesma forma almejou a formação mais sólida em pesquisa histórica, com a criação da disciplina de História Oral e com um laboratório próprio para dar condições de realização das atividades da disciplina. A proposta da nova matriz foi aprovada sem alterações ou ressalvas junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE), que fez inclusive elogios a capacidade do curso de contemplar as novas exigências da legislação educacional.
            O Colegiado de História propôs e teve aceito junto ao CEPE, conselho da FAFIUV que é composto pelos coordenadores e vice-coordenadores dos Colegiados, a primeira pós-graduação pública da FAFIUV. Mais do que ser uma pós-graduação pública da FAFIUV ela é, sem nenhuma dúvida, a primeira de toda a região. Aproximadamente 30 candidatos de inscreveram ao processo de seleção que visava preencher 17 vagas para alunos de graduação e mais 3 vagas para professores da rede pública. Este belíssima proposta é uma demonstração de que a preocupação com a educação publica e de qualidade no Ensino Superior não é mera retórica discursiva para os professores do Colegiado, que assumem a responsabilidade de lecionar aos sábados sem que isso onere as contas da FAFIUV/Estado e nem que os custos sejam repassados aos alunos de pós-graduação. Os professores entenderam que o processo de formação não pode encerrar-se na graduação e que ainda podem continuar num processo de formação mais aprofundado com os alunos visando, visando tanto uma formação ainda mais apurada para sala de aula, quanto a possibilidade de que estes alunos busquem cursos de mestrados futuramente.
            Falando em mestrado, o curso de História finaliza o ano de 2010 com a grata satisfação de ver 6 de seus alunos egressos aprovados em cursos de mestrado de diferentes instituições (UFPR, UEL, UDESC e UPF), uma resultado muito expressivo e que demonstra cabalmente que o resultado do ENADE não foi obra do acaso. Dizem que sucesso só vem antes de trabalho no dicionário e acreditamos que História colocou a filosofia do trabalho, da dedicação e do empenho à serviço da educação. Longe de acreditar que atingimos o sucesso, temos assumido a responsabilidade de trabalhar cada vez mais pelo bem dos nossos alunos, da nossa FAFIUV e da sociedade sul paranaense e norte catarinense.

Por Ilton Cesar Martins

Praça Coronel Amazonas, S/N - Centro Cx. P. 291 - CEP: 84600-000 - União da Vitória - PR - Fone/Fax: (42) 3521-9100